Prefeitura de Mucugê é primeira da Bahia em ranking do Índice CFA de Governança

Por Ascom/PMM

A gestão municipal de Mucugê, na Chapada Diamantina, é apontada como a primeira da Bahia no quesito Desempenho pelo Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). Criado em 2016, o índice avalia e divulga boas práticas de gestão, criando um ranking a partir de três dimensões da governança pública: Finanças, Gestão e Desempenho. Nos quesitos Finanças e Gestão, Mucugê ocupa a quinta colocação no ranking dos municípios baianos.

“Esse é um importante reconhecimento da responsabilidade e seriedade da nossa gestão em Mucugê, pois se trata de uma avaliação feita por uma entidade independente e com base em dados de todas as áreas de nossa gestão”, destacou o prefeito Manoel Luz (PSD).

A avaliação é feita a partir de dados extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, sobre as áreas de saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, dentre outras. A estrutura do IGM/CFA baseia-se na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA. Na nota geral IGM, Mucugê também foi bem colocada, ficando na terceira posição do ranking.

O objetivo do Índice é reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileiras por meio de publicações, eventos e prêmios, ajudando os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, contribuindo com a transparência e acesso à informação por parte dos cidadãos e pesquisadores, e orientando o setor privado em suas ações voltadas para o desenvolvimento.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,