Prefeitura de Paramirim dará apoio a Casa de Apoio Amigos da Saúde em Barretos

A Prefeitura Municipal de Paramirim, representada pelo vice-prefeito Robson Martins, participou em conjunto com um grupo de voluntários da saúde do município e com os representantes da CAASE, Casa de Apoio Amigos da Saúde, em Barretos, São Paulo, o bioquímico Eduardo Tadeu e a médica Sandra Regina, de uma reunião, na Câmara de Vereadores, para apoiar a casa que tem recebido inúmeros paramirinhenses que buscam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.

Eduardo Tadeu e Sandra Regina, que moram em Barretos, desde ano de 2003, vem facilitando a marcação de consultas no Hospital do Câncer e a hospedagem de pacientes e acompanhantes. A hospedagem é feita na CAASE que sobrevive de ajuda de voluntários.

Foto: Fagner Abreu

“A casa é um trabalho voluntario que tem como objetivo ajudar aqueles que buscam tratamento no Hospital de Barretos. É uma casa que está localizada a dez metros do hospital, confortável e que tem ajudado inúmeras pessoas de Paramirim e região. Mas para mantê-la é precisa da ajuda de toda a sociedade e tenho certeza que Paramirim irá entrar nesta luta”.

A representante voluntaria da CAASE em Paramirim, Neumar Castro, afirmou estar à disposição para melhores esclarecimentos sobre o funcionamento da casa em Barretos a todos que tiverem precisando de ajuda.

O vice-prefeito Robson Martins esteve presente na reunião e afirmou que a Prefeitura vai dar apoio para que a casa possa continuar com sua ação aos que dela precisam.

“Nosso município é pequeno e o repasse do TFD para o município pelo governo federal é por renda per capita. Recebemos do SUS cerca de R$ 3 mil mensais para atender a população e o município tem gasto R$ 15 mil. A Prefeitura tem contribuído com a maior parte. Acreditamos que o repasse do SUS ou está defasado ou o relatório do governo não esperava tamanha demanda. O TFD é um repasse que só pode acontecer em transito no estado da Bahia. Então, quando a sociedade paramirinhense precisa de ajuda para um tratamento fora do estado, a Prefeitura tem contribuído muito para que a população tenha seu tratamento. E com a CAASE não vai ser diferente. Vamos ajudar sim para que nosso povo possa ter um acolhimento naquela cidade e que ajude sua estima no tratamento contra o câncer”.

Por fim, o agente de saúde do município, Leandro Moreira, deu um depoimento de como foi recebido na Casa de Apoio quando precisou para o tratamento da sua filha.

“Em uma noite minha filha sofreu várias convulsões. Levamos ao hospital daqui da cidade e foi solicitada uma tomografia. Fizemos no município de Macaúbas e foi detectado uma mancha que os médicos disseram que poderia ser um tumor. Procuramos a CAASE em Livramento e imediatamente conseguimos a vaga na ala infantil do Hospital do Câncer em Barretos. Graças a Deus não foi diagnosticado nenhum tumor e sim um angioma que foi tratado e curado. Agradeço demais o apoio do Dr. Eduardo Tadeu que nos ajudou em tudo naquele momento de sofrimento”.

Ficou marcada para o dia 26 de novembro a “Caminhada Passos que Salvam” contra o câncer infanto-juvenil.  O objetivo é conscientizar a sociedade para a importância de prevenir a doença e conhecê-la melhor. O intuito, de acordo com Eduardo Tadeu, é de incentivar a população de Paramirim a dar as mãos e se juntar nesta luta, ajudando a Casa de Apoio que acolhe pacientes com câncer, é também alertar a população para a importância do diagnóstico precoce.

Foto: Fagner Abreu

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias