Prefeitura irá lançar Projeto de Coleta Seletiva em Guanambi

Por Redação

A Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vai promover no próximo dia 19, na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, o lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva e Logística Reversa do município. A iniciativa, que atende à legislação vigente [Lei Federal 12.305/10 e Lei Estadual nº12.392/14], tem por objetivo promover a gestão e a correta separação, segmentação, alocação e destinação de resíduos sólidos diversos, incluindo materiais descartados pelos estabelecimentos industriais e comerciais.

Na apresentação do programa, que terá a participação da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi (Cootaeg), entidade vencedora do certame licitatório que responderá pela operacionalização dos serviços, serão disponibilizadas todas as informações e dirimidas eventuais dúvidas em relação às ações que serão desenvolvidas e à necessidade de engajamento e efetiva participação de toda a sociedade.

O Programa atende a uma preocupação do prefeito Jairo Silveira Magalhães com a questão ambiental e suas consequências na melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o prefeito, o poder público tem um compromisso ético com a atual e principalmente com as futuras gerações de tratar de forma responsável a questão ambiental. Mas, observa o gestor, essa tarefa tem de ser executada em parceria com a sociedade, que precisa acreditar nas políticas públicas e nas ferramentas disponibilizadas. “Afinal”, lembra o prefeito, a destinação inadequada do lixo domiciliar, comercial e industrial traz consequências indesejáveis para a própria população e para o meio ambiente, comprometendo a Saúde Pública e os recursos naturais”.

Jairo Magalhães explica que a participação da população no Programa de Coleta Seletiva e Logística Reversa será simples. Bastará que seja feito, por cada cidadão, a segregação dos resíduos sólidos [papel, plástico, metal e vidro] e tóxicos [baterias de celulares, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, tonners e cartuchos de informática, pneus e peças danificadas de veículos, entre outros] em sacos/recipientes separados e colocar esse material, no início/durante o dia indicado, para que o pessoal da Cooperativa (Cootaeg) fará a coleta. Também vão estar disponíveis, em diversos pontos da cidade, caixas coletoras.

Chris Cohen

Chris Cohen

Categorias , ,