Prefeituras do Sudoeste Baiano investem em tecnologia e inovação nos serviços públicos

Webinar das Cidades Digitais da região reúne prefeitos e gestores de mais de 30 municípios nesta terça-feira (08). Coordenadora de Infraestruturas do Ministério das Comunicações apresenta políticas públicas de conectividade disponíveis

Por: Imprensa Rede Cidade Digital 

Prefeitos e gestores de mais de 30 Prefeituras participaram nesta terça-feira (08) do Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Baiano, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de tecnologia e inovação nos serviços públicos.

No encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, os prefeitos de Brumado, Eduardo Vasconcelos, e de Barra do Choça, Oberdan Rocha, e o secretário de Gestão e Inovação de Vitória da Conquista, Edivaldo Santos Ferreira Junior, mostraram que os municípios caminham rumo à transformação digital da máquina pública, impulsionada pela necessidade de maior oferta de serviços acessíveis e mais eficientes à população durante a pandemia. “O cidadão não tem como não contar mais com esse tipo de ação que deve partir do próprio setor público, sobretudo neste período de pandemia. O importante é que a cidade esteja conectada e dê condições de uma maior interação entre população e poder público”, comentou o diretor da RCD, José Marinho.

As políticas de conectividade disponíveis aos municípios no Ministério das Comunicações também foram apresentadas no Webinar pela coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas do Mcom, Daniela Schettino. Conforme a coordenadora, os programas Nordeste Conectado, Cidades Conectadas e Wi-Fi Brasil visam levar internet especialmente para localidades desprovidas do serviço.

A representante do MCom no encontro com gestores baianos também frisou a importância dos compromissos de cobertura impostos no edital do 5G que levará conexão em 4G para todas as localidades com população acima de 600 habitantes, além da implantação de redes de fibra óptica, cobertura de rodovias federais e internet para escolas públicas. “Pelo ultimo censo ainda temos quase 30 mil escolas sem conexão a internet”, alertou Daniela.

Barra do Choça foi um dos municípios no Estado contemplados com o programa de cidades digitais do governo federal, infraestrutura importante para melhorar a conexão da gestão municipal, conforme ressaltou o prefeito Oberdan Rocha. “Em 2019 pudemos absorver toda essa evolução e ter acesso a toda essa tecnologia que foi implantada no município. Através dessa inclusão digital que foi implantada de uma maneira ampla e eficiente passamos a ter realmente todos os serviços das nossas unidades administrativas com uma eficiência e uma qualidade muito grande”, enalteceu o prefeito, citando a adoção de programas como o prontuário eletrônico na saúde e a distribuição de internet gratuita nas praças.

O investimento em tecnologia em Brumado fez com o que município, segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, fosse um dos primeiros a iniciar as aulas remotas no início da pandemia. “Durante o período 75% dos nossos alunos conseguiram acompanhar as aulas inteiras pelo ambiente de forma online. Os alunos acessaram mais de um milhão de vezes e os professores ministraram mais de 3.500 aulas ao vivo e criaram mais de 150 mil aulas. Isso prova que Brumado está preparada para avançar cada vez mais”, disse o prefeito.

Vitória da Conquista, cidade polo do Sudoeste baiano, prepara ações visando fomentar o desenvolvimento econômico através da inovação.

De acordo com o secretário de Gestão e Inovação da Prefeitura, Edivaldo Santos Ferreira Junior, um projeto de lei elaborado dispõe de ações como a criação de um Conselho Municipal de Inovação e libera incentivos fiscais para empresas e microempresas que se instalarem em Vitória da Conquista. “A criação do nosso polo tecnológico também irá trazer uma série de implementações de inovações no nosso município”, acrescentou. “Dentro dessa ideia de implementar a questão da inovação no nosso município, já estamos firmando com Salvador um termo de cooperação no sentido de buscar as melhorias que o município tem feito em matéria de inovação”, completou o secretário.

O Webinar das Cidades Digitais da Região do Sudoeste Baiano teve a parceria da S. Clara Comunicação, Betha Sistemas e IMAP.

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,