77 3441-7081 — [email protected]

Procedimentos da etapa de Jequié do Mutirão de Cirurgias serão realizadas no novo Hospital Prado Valadares

Por Ascom Sesab

Inaugurado nesta segunda-feira (21), o novo Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, conta com seis modernas salas de cirurgia. Uma delas será onde Juliana Souza Lima passará por um procedimento para a retirada da vesícula. A sua operação foi agendada nesta segunda-feira, na etapa de Jequié do Mutirão de Cirurgias. De hoje (21) até o dia 24, moradores de 26 municípios da região de Jequié que precisam realizar cirurgias de histerectomia, colecistectomia, hérnias (inguinal, epigástrica e umbilical), tireoidectomia estão passando por consultas e exames pré-operatórios.

Assim como Juliana Souza Lima, Taize Souza da Silva foi até a praça da Bandeira em Jequié, onde estão as unidades moveis que realizam os atendimentos do Mutirão de Cirurgias. Taize também passará por procedimento para a retirada da vesícula. Ela conta que há cerca de quatro anos vem tentando fazer a cirurgia. “Fiquei sabendo do Mutirão e vi aqui a oportunidade de ter o meu problema resolvido”, comemora.

O governador Rui Costa pontuou que o mutirão é uma metodologia que tem sido copiada por outros estados por conta do êxito que atingiu. “Fizemos em um ano cerca de 15 mil cirurgias. A Bahia tem se destacado no país como o estado que tem conseguido reduzir mais rapidamente a fila de espera por cirurgias eletivas”, afirmou.

“Além das cirurgias de retirada de hérnia, vesícula e útero, incluímos outros procedimentos”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que falou também da inclusão de procedimentos pediátricos, voltados para crianças de 4 a 13 anos.

Atendimento

Para o atendimento, o paciente tem que ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria municipal de saúde onde reside. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Jornal do Sudoeste

Categorias