Professor da Uesb recebe menção honrosa no Prêmio Tributare

Por: Assessoria de Comunicação – VCA

O Prêmio Tributare reconhece, nacionalmente, boas práticas tributárias e de cidadania e é promovido pela Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Neste ano, o nome da Uesb esteve presente entre as 25 propostas que participaram da premiação, com uma Menção Honrosa ao professor do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas (DCSA), Alexssandro Campanha, pelo estudo sobre o impacto promovido por investimentos realizados no município de Vitória da Conquista.

“Podem participar profissionais da área fiscal de todo o Brasil e são premiadas práticas que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte”, esclarece o professor. Marcando presença nesta primeira edição do Prêmio Tributare, Alexssandro Campanha lembra da participação no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, também realizado pela Febrafite, em 2018. “Apresentamos um projeto de extensão da Uesb, intitulado “Cidadão Fiscal”, e ficamos entre as cinco melhores propostas, na categoria Instituições”, recorda.

Para o professor, esse tipo de reconhecimento expande os horizontes para a comunidade acadêmica. “Muitas das ações implementadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em sua administração tributária, é fruto de uma visão inovadora e competente dos professores e alunos da Uesb”, destaca. Isso porque, continua o professor, alguns dos profissionais de excelência formados pela Universidade são auditores fiscais e agentes de tributos do município. “Esses profissionais têm ocupado espaços cada vez mais importantes na administração pública, fazendo uma enorme diferença por onde passam”, reflete.

Trabalho premiado – De acordo com o professor Alexssandro, o projeto enviado destaca ações desenvolvidas em Vitória da Conquista, a partir da sua experiência como auditor fiscal municipal. Ações essas que têm repercussões na arrecadação do município e são fruto de reivindicações do grupo de auditores fiscais e agentes de tributos lotados na Secretaria Municipal de Finanças.

“Nos últimos três anos, a Prefeitura implementou uma série de investimentos que tem repercutido no aumento de arrecadação. Quando a arrecadação aumenta, principalmente quando aumenta de forma justa e eficiente, ganha a administração municipal, mas, sobretudo, a população que poderá ter viabilizadas diversas ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social”, explica professor. A solenidade de premiação do Prêmio Tributare foi realizada no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,