Professor publica manual sobre como lidar com emoções durante a pandemia

Por Central Press

 

O coronavírus ainda não atingiu tanta gente quanto os distúrbios emocionais causados pelo medo, isolamento social e ansiedade diante da situação de pandemia. Pensando nisso,  o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, criou um vídeo-manual de orientação sobre como lidar com as emoções nesta época. “Em um momento de mudanças drásticas de rotina, falta de controle e insegurança, é importante instrumentalizar as pessoas para que possam minimizar os efeitos da ansiedade e do estresse situacional”, explica. A ideia do conteúdo surgiu de uma preocupação da coordenação do curso de Psicologia com a saúde mental de seus professores e alunos.

De acordo com o psicólogo, situações de grande estresse ocasionam um desequilíbrio no sistema nervoso neurovegetativo e afetam o campo emocional. “Vivemos um período de conturbação existencial em todos os sentidos, com quebra de rotina, isolamento social, insegurança, falta de controle, o que ocasionam estresse, ansiedade e até restrições na respiração”, ressalta.

Segundo ele, a ansiedade desencadeada pela pandemia e reforçada pelo isolamento social pode provocar preocupação elevada, tensão muscular, taquicardia, entre outros sintomas. “Esse estado afeta a atenção e a concentração, a clareza de pensamentos e pode gerar irritabilidade”, aponta. Os vídeos, com técnicas de respiração e distensionamento, têm o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. Segundo Gaertner, quando uma pessoa está tensa e irritada, a comunicação tende a ser intempestiva. “Por isso, nesse momento é preciso ter atenção em todas as nossas ações para que possamos conviver de forma minimamente saudável até que tudo volte à normalidade”, alerta.

O material está disponível no canal ITKF EVENTS do Youtube. Na próxima semana, o professor vai falar sobre home office e uso de telas.

 

Foto de Capa: Pixabay.

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Categorias ,