77 3441-7081 — [email protected]

Profissionais de Educação dos municípios vão receber Formação Continuada pelo Estado

Medida faz parte do Termo de Cooperação proposto pela Secretaria Estadual da Educação, após pleito da UPB no Encontro de Prefeitos

 

Por Ascom/UPB

 

Com objetivo de promover Formação Continuada para profissionais da Educação foi apresentado e assinado, na tarde da segunda-feira, dia 30, na União dos Municípios da Bahia (UPB), as ações do memorando de entendimento firmado entre a UPB, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime/BA). O Termo de Cooperação já será iniciado este ano, com previsão de qualificar 834 profissionais em três encontros, que devem acontecer em outubro, novembro e dezembro.

O secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que esta iniciativa é fruto do que foi pleiteado no 7º Encontro de Prefeitos, que aconteceu de 13 a 15 de setembro, quando o presidente da UPB, Eures Ribeiro, solicitou uma atuação da Secretaria com envolvimento direto dos municípios. “O que está sendo apresentado hoje é passivo de adequação que os senhores prefeitos puderem sugerir. A minha equipe está sempre à disposição”, disse Jerônimo. O secretario destacou, ainda, o pioneirismo da Bahia com esta ação de formação continuada.

“Eu confesso que fiquei surpreso porque achei que fosse algo pequeno. Com o conteúdo explicado aqui percebo que é mais denso. A gente precisa muito porque temos uma dificuldade grande na formação dos nossos educadores”, disse o presidente da UPB, Eures Ribeiro. “É o primeiro passo para a Formação Continuada não só de professores, mas de coordenadores e gestores em uma área que os municípios necessitam, que é do Ensino Fundamental II”, avaliou o presidente da Uundime Bahia, Williams Panfile.

 “Eu sempre me perguntei como é que a gente está prefeito do município, as ações do Estado estão no nosso município e a gente não é participado. É inédito o secretário chamar a UPB e a Undime/BA para discutir a Educação do Estado conjuntamente”, disse o diretor da UPB e prefeito de Santana, Marcão Cardoso, que foi responsável pela articulação do encontro.

De acordo com a apresentação feita por Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), os objetivos específicos do acordo são: contribuir com a Formação Continuada de profissionais da Educação a fim de garantir a aprendizagem; apoiar melhoria da atuação dos gestores escolares; propiciar intercambio e colaboração entre os profissionais da Educação; articular parcerias com agências de fomento à pesquisa; aproximar os Territórios de Identidade.

Foto: Gleidson Moreira  

Jornal do Sudoeste

Categorias