Programa de Estágio Braskem 2022: Inscrições vão até 27 de agosto. Processo seletivo quer atrair mais universitários negros

Programa foca no aumento da diversidade e representatividade dos candidatos, com iniciativas direcionadas a atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos minorizados na sociedade

 

Por Ascom/Braskem

 

A Braskem encerra as inscrições para o seu Programa de Estágio 2022 no dia 27 de agosto. No momento, são oferecidas 202 vagas, sendo 109 para São Paulo, 38 para Bahia, 30 para o Rio Grande do Sul, 15 para Alagoas e 10 para o Rio de Janeiro. Focada nos pilares de diversidade, equidade e inclusão, a companhia realiza diferentes iniciativas no processo seletivo a fim de aumentar a diversidade e representatividade dos candidatos, com foco principalmente em universitários negros. Os interessados podem se candidatar pelo site https://www.braskem.com.br/carreira.

Ao considerar o capital humano o seu bem mais precioso, a Braskem entende a diversidade, equidade e inclusão como uma questão de cidadania e perenidade do seu negócio. Não é à toa que esses temas estão presentes em seu planejamento estratégico e nos programas e iniciativas que desenvolve. “Na Braskem, procuramos sempre desenvolver um ambiente de trabalho estimulando nossos colaboradores e terceiros a serem quem são. Trabalhamos essa questão internamente de diferentes formas, de modo que todos se sintam confortáveis”, explica Camila Fossati, responsável pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão e pelo Programa de Estágio da Braskem.

Nesse sentido, o Programa de Estágio está alinhado com o pilar de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da companhia, que tem como foco permitir que seu quadro de funcionários possa ser cada vez mais diverso e inclusivo. Para a edição de 2022, a Braskem tem buscado atrair especialmente universitários negros. No ano passado, o programa contratou 250 estudantes. Desse total, 38% são negros, 54% são mulheres, 45% são pessoas de baixa renda e 5% têm acima de 28 anos. “Buscamos, ano a ano, inovar e superar nossos desafios para alcançar a nossa meta de aumentar a representatividade dos grupos minorizados no nosso quadro de colaboradores, principalmente a de pessoas negras”, sinaliza Camila.

A Braskem vem realizando diversas iniciativas com foco em promover a diversidade e a inclusão. Entre elas está o evento Semana Preta, realizado entre 16 e 20 de agosto, para mais de 1.400 inscritos, com palestras diárias sobre diferentes temas, como escolhas profissionais e questões raciais no mundo corporativo. O foco do evento é atrair estudantes universitários negros para terem trocas relevantes a respeito de mercado de trabalho com profissionais e estagiários, além de conhecerem a empresa e seu programa de estágio.

Em paralelo, a companhia iniciou um projeto de estágio piloto focado na seleção de pessoas com deficiência (PCDs), com vagas para São Paulo e Salvador. Vale ressaltar que esse processo seletivo é exclusivo, com estrutura acessível para esse público, realizado a parte do programa de estágio convencional e que conta com o apoio da Talento Incluir e da Bigland.co, consultorias especializadas no tema. Essa ação reforça que a Braskem vem promovendo uma jornada de integração e desenvolvimento pensada na inclusão de todas as pessoas.

 

Etapas do processo seletivo do Programa de Estágio 2022

Para atingir suas metas com relação à diversidade, equidade e inclusão, a Braskem incluiu no processo seletivo do Programa de Estágio a avaliação de currículos às cegas, de forma que os líderes não têm acesso a informações como instituição de ensino, gênero, idade e experiência prévia. Além disso, a companhia flexibilizou critérios para aprovação do candidato, como o idioma inglês, eliminando requisitos que criavam barreiras de igualdade de inserção. Outro destaque é que o teste de raciocínio lógico foi substituído por uma jornada de tomada de decisão, que permite ver como os candidatos agem diante de algumas situações. “Acreditamos no potencial das pessoas e, mais do que conhecimento prévio, queremos conhecer o perfil e os valores dos candidatos”, finaliza Camila.

A companhia ainda conta com o apoio da Cia de Talentos para realizar iniciativas direcionadas a atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos minorizados na sociedade.

Nesta edição, as oportunidades são para estudantes universitários que estejam cursando a partir do segundo ano da graduação de diversos cursos, como Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica e Produção), Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Química, Publicidade, entre outros. É necessário ter disponibilidade para estagiar, em média, 30 horas semanais. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2022.

 

Estágio técnico

O Programa de Estágio 2022 da Braskem também oferece 67 vagas para estudantes de curso técnico, sendo 27 para o Rio Grande do Sul, 18 para a Bahia, 11 para São Paulo, 8 para o Rio de Janeiro e 3 para Alagoas. Os interessados também podem se candidatar pelo site https://www.braskem.com.br/carreira.

As oportunidades são para estudantes com mais de 18 anos que estejam cursando, no mínimo, o segundo semestre do Ensino Técnico dos cursos de Química, Segurança, Plástico, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Instrumentação, Automação e Meio Ambiente. Também é necessário ter disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,