Programas do Senar/BA em parceria com o Sindicato Rural de Itapetinga defendem a saúde do homem e da mulher rural

Inspirado na busca da saúde para homens e mulheres do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – instituição vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) – desenvolveu dois importantes programas da área de promoção social: ‘Ùtero é Vida e PSA’.
Serão realizadas neste ano apenas dez edições do Programa Especial Saúde da Mulher (Útero é Vida) e do Programa Especial Saúde do Homem (PSA) na Bahia [Itanhém, Lagedão, Itapetinga, Nova Canãa, Conceição do Coité, Valente, Riachão do Jacuípe, Uruçuca, Ipirá e Itaberaba], beneficiando mulheres e homens do meio rural. Em Itapetinga esses programas serão realizados no dia 02 de agosto de 2016 na sede do Sindicato – Parque de Exposição Juvino Oliveira – Av. Izai Amorim, s/nº- Recanto da Colina – a partir das 8:00 hs.O Útero é Vida é o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero e o PSA é o Programa de Prevenção do Câncer de Próstata realizado pelo Senar em parceria com instituições e Secretarias de Saúde e Educação dos municípios. Seu objetivo é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e câncer de próstata em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres e homens do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.O programa realiza eventos que atendem aproximadamente 150 a 300 mulheres e homens por vez.“Há uma preocupação do homem, enquanto provedor da família, em garantir a saúde da esposa e dos filhos. Contudo, sua saúde fica sempre em terceiro plano, desta maneira o homem vive menos tempo do que as mulheres. Precisamos mudar esse aspecto cultural que interfere na qualidade de vida do produtor rural. Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata e colo de útero: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo”, avaliam gestores do programa. – Os produtores e trabalhadores rurais interessados em participar dos treinamentos e programas do Senar devem procurar o Sindicato Rural e fazer sua inscrição o mais breve possível, pois as vagas são limitadas.Como ParticiparOs cursos do Senar são gratuitos e voltados para produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, desde que atendam aos pré-requisitos de idade e escolaridade que cada treinamento exige.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias