Psicologia organizacional amplia o desenvolvimento de colaboradores

CEO detalha que a implementação desse setor impulsiona o desempenho e a produtividade dos funcionários nas demandas de trabalho

Por: Imprensa GMI

A psicologia organizacional é uma das áreas que as corporações estão se atentando para alcançarem mais produtividade no desenvolvimento das atividades. Em meio à desaceleração da pandemia de Covid-19, o cuidado com a saúde e com o bem-estar dos funcionários se tornou ainda mais relevante para uma empresa buscar um profissional competente a contribuir com as questões pessoais das equipes.

De acordo com a pesquisa “Global Marketing Trends 2022”, produzida pela Deloitte, 39% das empresas estão focadas em melhorar a produtividade e a eficiência dos colaboradores. Os dados demonstram que os 1.099 executivos entrevistados, estão colocando como resultados a serem atingidos em 2022 o bem-estar dos funcionários nos negócios.

O desenvolvimento desse espaço promove vários benefícios à empresa, segundo Rodrigo Bernardino, CEO do Grupo Mostra de Ideias. “A vantagem de possuir um setor que visa o progresso da equipe é de 100% quando dedicamos um tempo da nossa rotina para falar e dar atenção às pessoas. Essa área da psicologia organizacional, surgiu para criar um espaço maior para tratarmos de temas que impactam o dia a dia e as necessidades, como contratações e que perfil queremos trazer para dentro da empresa”, afirma.

As atividades que o profissional da psicologia organizacional atua, trabalha diretamente com questões internas dos funcionários e da corporação, contribuindo com as necessidades, as metas e os objetivos pretendidos da empresa à equipe. Entretanto, uma empresa que não tem um responsável focado nesse segmento, não consegue proceder com o bem-estar dos colaboradores da maneira correta.

“O diferencial de uma empresa que exerce a psicologia organizacional, em comparação com quem não implementa essa área, é poder colher frutos e entender situações que se não tivesse alguém focado nisso, a gente não entenderia, e não teria tempo para olhar a essa pauta na empresa. É preciso discutir isso de uma forma mais ampla, não do ponto de vista apenas dos recursos humanos, que tem um papel fundamental nisso, mas para outras abordagens”, afirma o CEO.

Para a assistente de Psicologia Organizacional, Maria Eduarda Moraes, a atuação da psicologia compreende o comportamento individual e da equipe, melhorando o ambiente empresarial e solucionando as necessidades gerais dos colaboradores. As ações da área desempenhadas por ela, promovem resultados positivos, cooperando ainda mais com a rotina e com o próprio progresso pessoal.

“O foco da psicologia organizacional é sempre garantir a produtividade dos colaboradores, a assertividade na implementação de projetos e auxílio para um melhor desempenho dos colaboradores. É possível observar um amadurecimento da equipe durante a implementação, mais assertividade na efetivação de projetos e menores impactos no trabalho por assuntos pessoais”, destaca a assistente.

________________________

Sobre o GMI – O Grupo Mostra de Ideias (GMI) é uma empresa com foco em comunicação por meio de várias frentes de atuação, incluindo a comunicação corporativa, audiovisual, imprensa, design, entre outras. Ao longo dos mais de 13 anos de atividade, as áreas de comunicação pautaram mais de 12 mil matérias em mais de oito estados com atuação direta e envolvendo mais de 60 pessoas nos processos da companhia. Desde a fundação, assumimos o compromisso com o diferencial e com o exclusivo visando à formação de grandes parceiros em diversas categorias, tenham eles uma pequena ou uma grande ideia.

 

 

Foto de Capa: banco de imagem/Canva

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,