77 3441-7081 — [email protected]

Recursos hídricos foi tema do encontro do prefeito de Malhada com técnicos da Codevasf

O prefeito Valdemar Lacerda (Dezin) da Silva Filho, do PMDB, recebeu em seu gabinete de trabalho na Prefeitura Municipal de Malhada, no último dia 14, o Analista em Desenvolvimento Regional e o Assistente Técnico Regional da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) de Bom Jesus da Lapa, respectivamente Marcelo dos Santos Ribeiro Ricardo Gandarela Moraes dos Santos. Também participaram do encontro os secretários municipais da Agricultura e Meio Ambiente e da Administração, respectivamente José Castor Castro de Abreu e Luciano Dias Gomes.

Na pauta do encontro, que foi agendado no último dia 9, em Bom Jesus da Lapa, durante audiência do prefeito Valdemar Lacerda – Dezin – da Silva Filho com o superintendente regional da Codevasf, Harley Xavier do Nascimento, questões relativas aos Sistemas de Abastecimento de Água de dezesseis comunidades rurais do município implantados desde 2010 e que até hoje não funcionam.

Os técnicos da Codevasf detalharam os problemas identificados e apontaram as medidas que deverão ser adotadas para a entrada em operação dos Sistemas. Segundo relataram, serão necessários investimentos para ligação da Rede de Energia Baixa em algumas localidades e, em outras, para recuperação de tubulações e equipamentos que foram destruídas por ação do tempo ou atos de vandalismo. Há, também, segundo os técnicos da Codevasf, a necessidade de entendimentos com o Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia – para recebimento e administração dos sistemas.

O prefeito ponderou a necessidade urgente dos sistemas, que estão prontos há quatro anos sem que a população seja beneficiada, tenham suas ligações efetivadas. Ressaltou ainda a inviabilidade do município assumir a gestão dos sistemas e que iria tentar viabilizar uma audiência com o governador Rui Costa para apresentar a demanda.

‘Vamos buscar junto ao Governo do estado uma solução para que a população possa ser beneficiada com uma obra que exigiu investimentos públicos e está há quatro anos pronta, sem atender às comunidades e sofrendo com a ação de vândalos e do tempo”, argumentou o prefeito.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias