Reforma Política no Brasil em debate na Assembleia Legislativa da Bahia

Por proposição do deputado estadual Luciano Ribeiro – DEM, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, realizou-se na Alba, na manhã de 13 de março, uma Audiência Pública que discutiu a Reforma Política no Brasil, com a participação da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados, representada pelos deputados federais Lúcio Vieira Lima – PMDB / BA (presidente da Comissão) e Vicente Cândido PT / SP (Relator da Comissão). O tema de extrema relevância no contexto atual em nosso país foi debatido por representantes de todas as instâncias e, para o deputado propositor, o evento atingiu o objetivo. “Tivemos aqui debates que efetivamente contribuíram para que a Comissão saísse enriquecida, com boas ideias, indicações e contribuições, com posicionamentos de alto nível”, comemorou Luciano Ribeiro, que externalizou a sua satisfação perante a participação do Congresso Nacional, pela sua abertura de forma democrática. “Se o Congresso permanecesse omisso teríamos um problema muito maior. Fico feliz vê-lo aberto às discussões, especialmente com o judiciário, que está aqui de forma a contribuir”, destacou Ribeiro. Para o deputado Lúcio Vieira, o sistema eleitoral brasileiro faliu e Não dá mais para ficar do jeito que está, “temos que efetivamente, até por necessidade, aprovar a reforma”, defendeu Vieira.

Dentre os temas debatidos estiveram o financiamento público, teto de financiamento, sistema eleitoral, caixa dois, corrupção, crise, partidos políticos, colegiado, fim das coligações políticas, da cláusula de barreira, fim da reeleição, participação feminina, estilo do voto e eleição, tecnologia na eleição, identificação eletrônica, preparatório para eleições, prazos, antecipação do registro de candidaturas, TRE, mídia. Além dos deputados Luciano Ribeiro e Lúcio Vieira, compuseram a mesa do evento, o deputado federal Vicente Cândido (Relator da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados), Bruno Reis (vice-prefeito de Salvador), Dr. Saulo Casali (Presidente da Associação de Juízes Federais), Dr. Maurício Vasconcelos (representante da OAB), Dr. Marcelo Neves (superintendente da Sudene), vereador Kiki Bispo (representando a Câmara de Vereadores de Salvador), o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (líder da Oposição) e os deputados federais Zé Rocha e Cláudio Cajado.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias