Roteiros de turismo comunitário da Bahia serão apresentados da Feira Baiana da Agricultura Familiar

Por: Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

 

 

O público que visitar a 13ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária vai conhecer mais de perto as belezas e as riquezas dos diversos roteiros e vivências do turismo comunitário da Bahia. O evento acontece de 14 a 18 de dezembro de 2022, no Parque Costa Azul, em Salvador.  

 

No estande de Turismo Comunitário serão apresentadas 24 iniciativas de turismo que ofertam trilhas, vivências, atividades com pequenos animais gastronomia, hospedagens e participação em colheitas, entre outras atividades.  

 

A produção agropecuária familiar é um dos destaques, a exemplo do arroz vermelho da Grota Quilombola; a ostra de mangue da Rota da Liberdade; os pescados e mariscos do Vivertur; os chocolates finos do Assentamento Dois Riachões; os beijus do Quingoma; o azeite de pilão do Tereré; o bode assado do Serra Norte; os quintais agroecológicos do Turismo em Movimento; grutas, canions e cachoeiras do Encantos da Chapada; a romaria e o cangaço do Assentamento Caimã Ponta da Serra; e as vivências do cotidiano e a da cultura urbana do Alagados Tours. 

 

A iniciativa é da Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia, que reúne comunidades quilombolas, indígenas, de agricultura familiar, de pesca, ribeirinhas, de fundos de pastos, de assentados da reforma agrária e coletivos urbanos. A Rede promove suas atividades turísticas como fomento à geração de trabalho e renda e como instrumento de resistência e transformação na oferta de um turismo sustentável, responsável e regenerativo.  

 

Para a representante da Rede BATUC, Tatiane Anjos, o turismo comunitário da Bahia é revolução, transformação e inspiração. “Temos um mundo incrível de vivências para os visitantes, seja descobrindo as matrizes étnicas, degustando a gastronomia típica ou mergulhando na imensa riqueza das músicas, artes, sambas e capoeiras da cultura popular baiana. Caminhadas na natureza ou passeios de barco, festivais ou feiras, hospedagem familiar, conversas com mestres e griôs, e tudo nos mais exuberantes ambientes naturais e nos braços de um povo acolhedor e alegre”.  

 

Sobre a Feira 

A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia). O evento conta com o apoio da Bahiatursa, Conder e secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan), e Educação (SEC). 

 

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,