Saúde premia iniciativas sobre prevenção e controle do câncer de mama

Ações de secretarias estaduais e municipais de Saúde foram selecionadas em concurso sobre atendimento voltado à saúde da mulher

Por: AGÊNCIA SAÚDE

 

O Ministério da Saúde vai premiar iniciativas de secretarias municipais e estaduais de saúde que mais se destacam na melhoria do acesso à população nas ações de prevenção e controle do câncer de mama nos serviços de saúde. O objetivo é dar visibilidade às experiências bem-sucedidas no cuidado à saúde da mulher. Para isso, a pasta realiza, na próxima quarta-feira (07), às 11h, a cerimônia de premiação das cinco iniciativas selecionadas na primeira edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer.

A transmissão será ao vivo

A ação irá divulgar o trabalho das equipes estaduais e municipais de saúde, que envolva a prevenção, o rastreamento ou a detecção precoce do câncer de mama, além das melhorias e avanços na rede de saúde local, na linha de cuidado e assistência a este grupo da população.   

Apresentadas em vídeos produzidos pelas equipes de saúde que compõem a rede de atenção oncológica, as iniciativas foram escolhidas por um comitê formado por técnicos do Ministério da Saúde e especialistas convidados. Ao todo, mais de 30 vídeos foram enviados à pasta pelos gestores locais.

O comitê levou em consideração critérios como, a capacidade para produzir melhorias de acesso; criatividade e inovação; alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises. 

As ações finalistas do concurso foram:

  • Projeto Caminhos do Cuidar – Alagoinhas (BA);
  • Programa Previne Mulher – Imbuia (SC);
  • Estratégias do município de Balneário Piçarras (SC);
  • Odontologia na Saúde da Mulher – Porto Belo (SC);
  • Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama – São João de Meriti (RJ);
  • Programa do Sistema de Informação do Câncer – Altamira (PA); e
  • Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) – Taubaté (SP).

 

 

 

Foto de capa: Divulgação internet

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,