Secretaria Municipal de Saúde de Brumado realiza I Conferência de Vigilância em Saúde do Município

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na entre os dias 03 e 04/08 a VII Conferencia Municipal de Saúde e a I Conferência de Vigilância em Saúde do Município (CNVS). Com o tema “Construindo o Plano Municipal de Saúde: o olhar dos diversos atores no fortalecimento”, o evento, que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, faz parte de um dos esforços do Governo Federal de estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, além de estabelecer um diálogo com sociedade e avaliar a atual situação da saúde no município.

As Conferencias surgem para debater também a integração dos programas de todas as Vigilâncias – Epidemiológicas, Sanitárias, Em Saúde Ambiental, Do Trabalhador e dos Laboratórios de Saúde Pública, também tem entre os eixos discutir as responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Soares Feres, as Conferências surge para junto a sociedade traçar um plano para os próximos anos no que se refere a saúde do município.  “Avaliando as dificuldades e carências da sociedade, se baseando no Orçamento e na Lei de Responsabilidade Fiscal, montaremos com ajuda de agentes importantes da sociedade um plano para ampliar acesso e a qualidade da saúde no nosso município”, afirma o secretário, acrescentando que a maior dificuldade que o município de Brumado enfrenta é a judicialização da saúde que  refere-se à busca do Judiciário como última alternativa para obtenção do medicamento ou tratamento e a regulação do serviço de Alta Complexidade. Ele credita a dificuldade do município de Brumado e dos municípios da região à grande demanda e a falta dos leitos de UTI. “Brumado e a região ainda não tem volume para portar, é natural que os serviço fiquem nos grandes centros. Precisamos de metas e soluções, e as Conferências certamente vão nos ajudar e traçar ações para melhorar e resolver essas dificuldades”, pontuou.

Para conseguir traçar um plano e alcançar os objetivos proposto pelo tema, durante a Conferência foram discutidos cinco eixos para deliberar proposta de ações para a construção da melhoria da saúde no município e do país. Os eixos se baseara em:  Eixo I: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Eixo II:  Rede e Processo Regulatório em Saúde; Eixo III: Gestão no Trabalho e Educação na Saúde; Eixo IV Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão; Eixo V: Participação e Controle Social. Após o debate os presentes foram dividids em grupos e propuseram ações que serão encaminhadas posteriormente para a etapa estadual e, por fim, a Conferencia Nacional de Saúde e a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

Durante a abertura da VII Conferencia Municipal de Saúde e a I Conferência de Vigilância em Saúde do Município, além do Secretário municipal de Saúde, Cláudio Soares Feres, estiveram presentes o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos; a Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde em Vitória da Conquista, Karoline Rebouças; a Sanitarista da Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cássia Aguiar Cunha, Conselheira Municipal de Saúde, Conceição Machado; a vereadora Ilka Abreu, que representou a Mesa Diretora da Câmara Municipal, e o Sanitarista da Base Regional de Saúde, Marcelo Rocha. Também participaram da abertura das Conferências trabalhadores e gestores da área da Saúde e representantes de movimentos sociais. 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias