Segurança pública: Brumado inaugura Centro de Integrado de Comunicações

Por Gisele Almeida

Maurício Barbosa, secretário de Estado de Segurança Pública da Bahia / Foto: Fillipe Lima

Na tarde desta quinta-feira, 30, o secretário de Estado da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, e representantes das instituições que compõem o sistema associado se reuniram em Brumado para inaugurar o 21º Centro Integrado de Comunicação (Cicom) do interior do Estado, que fica localizado na Rua Donizete Alves de Lima Azevedo, no Bairro Hospital. A iniciativa interliga todas as Instituições de Defesa Social, como as Polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros, de Brumado e de mais 22 municípios da região, buscando oferecer um atendimento mais eficiente e veloz para cerca de 350 mil pessoas.

De acordo com o secretário, a assistência equivale ao apoio que o telefone 190 disponibiliza nas grandes capitais, ou seja, a população tem acesso a um atendimento de urgência e emergência centralizado, que significa mais eficiência e mais operações com resultados positivos. “Se for uma ocorrência de atendimento à vítima de resgate, a ligação cai aqui e daqui nós conseguimos disponibilizar um efetivo para atender seja lá qual for a demanda, o que melhora muito a prestação de serviços à comunidade”, explicou. Além disso, Barbosa apontou um ganho na própria rotina de trabalho das forças policiais, já que os profissionais terão acesso à informações e registros que são úteis nas operações diárias.

Major Leila Souza, nomeada para coordenar o Cicom/ Foto: Fillipe Lima

Já para a Major PM Leila Silva, que foi designada para coordenar o Cicom devido ao seu papel importante nas questões que envolvem a Inteligência da Polícia Militar, a meta principal do Centro é a diminuição do tempo de espera do cidadão que está em uma situação de risco para a sua vida ou patrimônio. “Quando você solicita com urgência uma situação, quando você precisa de atendimento, o Centro consegue viabilizar o mais rápido possível, ele diminui o tempo de resposta, além de interligar a Polícia Militar com a Civil, e isso melhora e muito o resultado da ocorrência”, afirmou a Mj PM Silva.

Além da assistência por meio do telefone 190, o Centro também conta com o auxílio de vídeo monitoramento nas principais vias públicas de Brumado, sistema implantado em parceria com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg).

O 22º Centro do interior da Bahia, que é o último a ser entregue por meio do projeto, será inaugurado no município de Serrinha na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro.

Foto: Fillipe Lima

Jornal do Sudoeste

Categorias ,