Seminário fortalece a cadeia produtiva de leite no Território de Identidade Velho Chico

Com o objetivo de fortalecer a Cadeia Produtiva do Leite no Território de Identidade Velho Chico, foi realizado no domingo (19), na Câmara municipal de Riacho de Santana, o seminário ‘A produção de leite a pasto, escolha e implantação de uma unidade demonstrativa de leite’.  O evento reuniu produtores de leite dos municípios Riacho de Santana, Igaporã, Matina e Malhada de Pedras.

 Promovido pela Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah), em parceira com o Conselho de Desenvolvimento Territorial de Identidade Velho Chico e a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, o seminário teve início às 9h, com a palestra sobre a Produção de Leite a Pasto, proferida pelo superintendente  Marcelo Mattos, da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia. Ele destacou a necessidade do produtor de leite buscar inovação para a melhoria da produção. “É necessário que o produtor esteja aberto às mudanças, e disposto a desenvolver ações que possibilite a sobrevivência financeira de seu empreendimento”.

Mattos destacou, também, a disposição do Governo do Estado em intensificar as ações para o fortalecimento da bovinocultura de leite da agricultura familiar, por meio do Projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

No período da tarde, a programação incluiu a implantação de Unidade Demonstrativa de Leite em propriedade de agricultor familiar.  Entre as atividades desenvolvidas estão a escolha da área para intensificação do uso da palma forrageira, coletas de amostra de solo para análise, intensivo da palma forrageira utilizando o GPS, coleta de amostra de água para análise da qualidade para irrigação, escolha da área para intensificação do uso da pastagem, pactuação de agenda de compromissos entre a família do produtor, o responsável pela assistência técnica e  supervisão Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre outras.  

Presente no seminário, a ex-diretora da Suaf, Elisabete Costa (foto), destacou que o que a atividade agropecuária desenvolvida pela agricultura familiar é a base da economia do município de Riacho de Santana. “A produção de leite é uma das atividades que compõem a renda dessas famílias. Por isso a importância de discutir tecnologias simples e de baixo custo, porém com grande eficiência para o aumento da produção de leite pelos agricultores familiares”. 

Participaram também o evento representante do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Bom Jesus da Lapa, técnicos da Superintendência de Agricultura Familiar  (Suaf), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias