Serasa aponta que um brasileiro é alvo de fraude a cada 9 segundos

Segmento mais impactado foi o de Bancos e Cartões

Por: Viviane Garcia

São Paulo, 07 de junho de 2022 – Um recente levantamento da Serasa Experian aponta que um brasileiro é alvo de golpistas a cada 9 segundos. Os dados mostram que durante o mês de abril, 298.964 brasileiros foram vítimas de tentativas de fraude. O número representa estabilidade se comparado ao mesmo período de 2021, quando foram registradas 298.432 tentativas de fraude. Veja os números totais no gráfico abaixo.

O segmento mais impactado foi o de Bancos e Cartões com 54,4% das tentativas. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 17,8%. O seguimento de Serviços foi responsável por 13,7% das ações dos fraudadores. No Varejo as tentativas de fraude representam 11% do total das investidas dos criminosos. O setor com o menor índice é o de Telefonia, que configura apenas 3%.

De acordo com o Head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é necessário redobrar os cuidados no compartilhamento de dados. “Os fraudadores são muito ágeis para desenvolver métodos onde conseguem ter acesso aos dados dos usuários. É fundamental que as empresas ofereçam mecanismos de segurança para seus clientes, mas o consumidor também deve ter cuidado ao disponibilizar e compartilhar suas informações pessoais.”

O levantamento ainda mostra que 52,2% das tentativas de golpe aconteceram na região Sudeste. No Nordeste aconteceram 17,5% das ações. A região Sul ocupa o terceiro lugar, com 15,3% das tentativas. Centro-Oeste registrou 8,9% do total das investidas e Norte 6,1%.

Em relação à faixa etária, o grupo que enfrentou o maior número de ações dos golpistas foi o de pessoas de 36 a 50 anos, com 36,1%. Em seguida, o percentual de 27,5% representa o público de 26 a 35 anos. Pessoas de 51 a 60 anos foram alvo de 14% das tentativas. Com 11,5%, o grupo até 25 anos aparece em quarto lugar e, por último, estão as pessoas acima de 60 anos sendo alvo de 10,9% das ações.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

 

 

Foto de Capa: Serasa Experian

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,