Sessão virtual mantém rotina de trabalho no TCE/BA e busca transparência

Por Gustavo Rozário/ Ascom Tribunal de Contas do Estado da Bahia
Em uma iniciativa histórica, que demonstra a necessidade de promover transparência para a sociedade e de manter a efetividade do serviço público no período de isolamento social devido à pandemia de coronavírus (Covid-19), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizou, na tarde desta quarta-feira (1º.04), a sua primeira sessão plenária virtual extraordinária por meio de teletransmissão online.
Qualquer cidadão pode assistir. É só acessar o Portal do TCE/BA e, com um único clique no banner “Acompanhe a Transmissão da Sessão Plenária”, ver e ouvir as decisões tomadas pelo Tribunal. O TCE/BA é uma das Cortes de Contas pioneiras em disponibilizar as sessões online para os cidadãos.
Obedecendo-se aos ditames regimentais do TCE/BA, ficou decidido que, durante o período de pandemia, as sessões ordinárias continuam a ocorrer, virtualmente, às terças e quintas-feiras, a partir das 14h30. Já as sessões da 1ª e 2ª Câmaras terão cronograma próprio, que será publicizado posteriormente. De suas residências e de alguns setores do TCE/BA, conselheiros, assessores e servidores de outras áreas, conectados em tempo real, alinharam procedimentos, destacando a importância de uma maior aproximação com os cidadãos e jurisdicionados a fim de que o Tribunal mantenha a sua rotina de trabalho.
A sessão virtual extraordinária foi aberta oficialmente pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, que deu ênfase ao esforço conjunto dos diversos setores da Casa de Contas para a transmissão da primeira sessão a distância: “Quero agradecer o empenho dos profissionais do Cedasc, da Secretaria Geral e da Dirad, que oportunizaram, neste momento difícil, de isolamento social, a transmissão das sessões plenárias de forma remota. Temos de agir com esperança, porque este momento vai passar e sairemos dessa experiência muito mais fortalecidos. Agradeço a todos que contribuíram para a transmissão dessa primeira sessão”, disse o conselheiro-presidente.
Foto de Capa: Ascom/ TCE-BA.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,