Organizações Referência em Inteligência Feminina Usam Comunicação para Impactar e Mobilizar
Por Comunicação/ PinePR
O Brasil ocupa a 94ª posição no ranking global de desigualdade de gênero, segundo o relatório Global Gender Gap Report apresentado pelo Fórum Econômico Mundial em 2022. Esse cenário preocupante tem levado organizações como Think Olga e Think Eva a atuar com afinco em mobilizações, pesquisas e ações práticas com o objetivo de promover a equidade de gênero no país.
Think Olga e Think Eva, organizações irmãs, têm a mesma missão: conscientizar a sociedade sobre a desigualdade de gênero, educando e capacitando agentes de mudança que possam contribuir para a melhoria da vida das mulheres. Utilizando a comunicação como principal ferramenta, essas organizações unem tecnologia e estratégias de educação para criar um impacto positivo tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
A pioneira Think Olga nasceu em 2013 como um blog feminista e evoluiu para uma ONG de comunicação que atualmente trabalha em conjunto com a sociedade civil. Além disso, promove um laboratório de inovação social anual que debate temas relevantes e propõe soluções para a desigualdade de gênero.
Por sua vez, a Think Eva, fundada em 2015, atua como uma consultoria de equidade de gênero e inovação social que colabora com o setor privado, desenvolvendo soluções para empresas que visam impactar positivamente a vida das mulheres. Entre seus diversos projetos, a pesquisa “Trabalho Sem Assédio”, conduzida em 2020, destacou a insegurança enfrentada pelas mulheres nos ambientes de trabalho.
Para Nana Lima, Diretora da Think Olga e Think Eva, a equidade de gênero vai além de uma questão moral, sendo também uma pauta de negócios, inovação e sustentabilidade. A Think Olga e a Think Eva se destacam não apenas por seus projetos e campanhas, mas também por sua capacidade de traduzir temas complexos em linguagem acessível e promover debates construtivos.
As organizações têm acumulado conquistas ao longo dos anos, sendo que Think Olga ficou notória por sua campanha “Chega de Fiu Fiu”, lançada em 2013, que combateu o assédio sexual em espaços públicos e se tornou uma das principais vozes nessa luta no país.
Com referência em inteligência feminina, a Think Eva realizou 31 projetos customizados de cultura interna, comunicação e conhecimento em 2022. Em 2023, já atendeu cerca de 22 organizações e impactou aproximadamente 20 mil pessoas através de palestras e eventos. Reconhecida globalmente, a organização foi premiada em festivais de comunicações e conquistou certificados de entidades renomadas.
“O conhecimento produzido e difundido, aliado ao impacto social gerado, são os pilares que fundamentam o sucesso de nossos projetos. Essa combinação garante a relevância do nosso trabalho e a importância dos impactos de longo prazo”, destaca Maíra Liguori, Diretora da Think Olga e Think Eva.