Uesb assina convênio com a Universidade Federal de Sergipe

Por Ascom/ Uesb

 

Com o objetivo de desenvolver a colaboração técnica na promoção da pesquisa, a Uesb e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinaram, mais uma vez, um convênio de cooperação para fortalecimento de Programas de Pós-Graduação em Geografia, a nível de Mestrado e Doutorado. A parceria visa o desenvolvimento e melhoria de recursos humanos com a realização de estudos supervisionados integrados, com propósitos para cooperação científica de ensino e projetos socioculturais.

Na opinião do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Uesb, professor Altemar Amaral, “essa parceria vem consolidar a troca de experiências entre as duas instituições, seja pela participação em bancas de defesa de mestrado e doutorado dos programas, pela realização de eventos em comum acordo e com a participação dos pesquisadores, discentes e docentes da pós-graduação em Geografia de ambos os programas”.

A professora Ana Rocha, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS, destaca ainda a importância do fortalecimento de redes amplas de pesquisa, sobretudo com a presença de universidades de dois estados do Nordeste. “O convênio fortalece as relações entre as duas instituições para a realização de atividades acadêmicas e científicas, especialmente o desenvolvimento de pesquisas de interesse comum. Essa parceria contribui, também, para dar notoriedade ao conhecimento geográfico produzido no Nordeste por ampliar as possibilidades de análises mais amplas pela participação de pesquisadores que trabalharão em grupos de pesquisa, constituindo redes de investigação e colaboração”, aponta.

Consolidação da parceria interinstitucional – Segundo Amaral, o convênio consiste na oficialização de uma parceria que já existe há alguns anos entre os Programas de Pós-Graduação em Geografia das duas instituições. Desde 2016, por exemplo, algumas pesquisas já eram realizadas entre docentes dos dois programas, bem como a publicação de livros e capítulos e a realização de eventos. “Foram várias atividades desenvolvidas nesse período e esperamos que, nos próximos cinco anos, sejam implementadas outras atividades diretamente ligadas aos propósitos e metas pensadas no momento da elaboração do convênio”, conclui.

Com a celebração deste convênio, professores e alunos dos dois Programas poderão realizar intercâmbio acadêmico e cultural, participar de cursos de treinamentos internacionais, realizar aulas nas duas universidades sem precisar passar por editais de seleção. Além disso, será possível realizar pesquisas em conjunto, estágio de pós-doutoramento, produção coletiva de livros e trabalhos de natureza técnica e científica.

Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uesb, acesse o site ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,