77 3441-7081 — [email protected]

UESB é destaque em publicação de artigos científicos

Por Ascom Uesb

 

Recentemente, foram divulgados, pela Clarivate Analytics, dados que apontam a Uesb como uma das 100 universidades que mais produzem artigos científicos no país. A empresa, que fornece serviços de análises sobre pesquisas acadêmicas, ainda destaca que, dentro desse número, as instituições produziram, entre 2014 e 2018, 394.234 papers, sendo 96,11% oriundos de universidades públicas.

A análise foi fundamentada em artigos publicados na Web of Science e não considera produções técnicas, ou seja, artigos não indexados na plataforma, livros, capítulos de livros, dentre outras produções. A Uesb ocupa a 84ª posição e, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Uesb, professor Robério Rodrigues, com a indexação das pesquisas da área de Humanas, por exemplo, o destaque da Uesb no ranking seria ainda maior. “Entendo que não podemos perder de vista esses indicadores globais. No entanto, também não podemos esquecer que a nossa Instituição tem uma vocação importante com o desenvolvimento regional do Sudoeste baiano “, afirma o pró-reitor.

De acordo com o reitor da Uesb, professor Luís Otávio de Magalhães, esses dados revelam um papel que a Universidade vem cumprindo nos últimos 15 anos na construção de pesquisas consolidadas, por meio dos grupos de pesquisa, na produção de artigos. Ainda segundo o Magalhães, a Uesb é a segunda instituição que mais oferece cursos de Mestrado e Doutorado no interior da Bahia, o que coloca a Universidade num cenário de destaque no Nordeste.

“Com todas as dificuldades, a pesquisa é um trabalho acadêmico realizado no cotidiano dentro dos Departamentos, o que fortalece essa cultura [de produção científica]. Afinal, universidade não é só professor em sala de aula, também envolve projetos de pesquisa, orientações, publicações e leitura a todo momento”, comenta o reitor.

Jornal do Sudoeste

Categorias