Uesb fortalece Ensino Superior em Itapetinga e região

Por Ascom Uesb

O campus Juvino Oliveira está localizado em Itapetinga. Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui a população estimada em, aproximadamente, 76 mil habitantes. A pecuária de leite e de corte é considerada a principal atividade econômica da cidade, que abastece indústrias alimentícias de toda a região.

Assim, para atender às demandas sociais e econômicas da coletividade, a Uesb dispõe de graduações voltadas para as Ciências Agrárias; Exatas e da Terra; Engenharias; bem como cursos nas áreas de Humanas e Saúde. Atualmente, o campus de Itapetinga disponibiliza bacharelados em Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Química com Atribuições Tecnológicas e Zootecnia, além das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química.

Foto: Divulgação – Ascom Uesb

Para proporcionar uma formação educacional e profissional plena, a Universidade busca investir cada vez mais em infraestrutura. O campus possui 67 laboratórios com equipamentos de ponta, que buscam aprimorar e encontrar alternativas para suprir as necessidades da sociedade. Entre eles, estão os laboratórios de Leite; Avicultura; Biotecnologia e Microbiologia Ambiental (Labimicro); Zoologia e Parasitologia; Unidade Experimental em Caprinos e Ovinos (Ueco); Laboratório de Qualidade do Leite; Ludoteca (espaço destinado ao cuidado e aprendizado lúdico de crianças); e o Núcleo de Permacultura Sete Cascas (Nupesec).

O campus Juvino Oliveira disponibiliza, ainda, Restaurante Universitário (RU) e acesso ao acervo físico e digital da Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva (Bircefs), que também é adaptado ao uso e manuseio de pessoas com deficiências. Assim, tanto a comunidade interna quanto a externa podem usufruir desse patrimônio intelectual. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd) também oferece um espaço de apoio que valoriza a permanência, aprendizado e acesso das pessoas com deficiência à Universidade. O cuidado com a saúde mental e emocional da comunidade acadêmica é uma preocupação da Instituição, por isso, no campus, é oferecido acolhimento psicológico pelo Espaço de Partilhas e Aprimoramento Humano (Epah).

Quem almeja prosseguir na carreira acadêmica encontra, em Itapetinga, a oportunidade de dar continuidade aos estudos por meio da pós-graduação nas modalidades de Mestrado e Doutorado nos Programas de Zootecnia, Ciências Ambientais e Engenharia e Ciência de Alimentos. Também é possível buscar o aprimoramento profissional nas especializações ofertadas nas áreas de Educação e Diversidade Étnico-Cultural; Educação Infantil; Meio Ambiente e Desenvolvimento; e Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Honrando o compromisso de promover uma educação gratuita e de qualidade, como respaldo à confiança social depositada em si, a Uesb investe em pesquisas e projetos de extensão que visam melhorar a qualidade de vida da população de Itapetinga e da região, bem como aproximar comunidade e Universidade.

Vestibular 2020 – O Vestibular 2020 está com inscrições abertas, que podem ser feitas exclusivamente pela internet. Todos os detalhes podem ser acessados no site do processo seletivo e em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail [email protected]. O contato ainda pode ser feito pelo whatsapp (77) 98146-7537.

Acompanhe todas as novidades também nos perfis oficias da Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagramTwitter e Youtube.

 

Foto capa: (Divulgação / Ascom Uesb)

Jornal do Sudoeste

Categorias