POR ASCOM/UESB VCA (ascom@uesb.edu.br)
Chegou a hora de dar o grande passo rumo à universidade, com o Vestibular Uesb 2026. Com 998 vagas disponíveis, o processo seletivo abre inscrições de 20 de agosto a 23 de outubro. Os candidatos poderão escolher entre 47 opções de cursos de graduação, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
O link de inscrição será disponibilizado em breve, no site do Vestibular e do Instituto Avalia, banca responsável pela seleção deste ano. O candidato deverá preencher todo o formulário de solicitação de inscrição e, ao finalizar, emitir o boleto de pagamento da taxa, no valor de R$ 110,00. O pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil subsequente ao encerramento das inscrições. Todo o passo a passo está disponível no item 6.3 do Edital 260/2025, que regulamenta o Vestibular Uesb 2026.
Vale lembrar que o processo seletivo seleciona alunos para o primeiro e segundo períodos letivos de 2026. A lista de cursos disponíveis e a quantidade de vagas para cada um deles pode ser conferida no Anexo Único do Edital.
Tenho direito à inscrição gratuita? – A isenção da taxa de inscrição é assegurada no Vestibular Uesb para alguns perfis. São eles: candidatos que tenham cursado os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escolas públicas; servidores da Uesb e seus dependentes; funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb; estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação; servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes; e alunos do Universidade Para Todos. Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso de graduação.
A solicitação deve ser feita no mesmo formulário de solicitação de inscrição. Mas fique atento! O prazo para solicitar essa gratuidade abre dia 20 de agosto e encerra no dia 11 de setembro. A data limite para upload da documentação comprobatória da isenção é 12 de setembro. Os detalhes desse procedimento estão disponíveis no Edital.
Reserva de Vagas – Outro detalhe importante na hora da inscrição é a modalidade de concorrência. Metade das vagas de cada curso são destinadas à “Ampla Concorrência”. A outra metade integra a “Reserva de Vagas”, modalidade voltada para estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública municipal, estadual ou federal.
Dessas vagas reservadas para esses estudantes de escola pública, 70% são destinadas a candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) e 30% para os demais. Mas preste atenção! Os candidatos aprovados nas vagas para negros deverão passar pela Comissão de Heteroidentificação da Instituição no ato de matrícula, com o objetivo de validar sua autodeclaração de identidade étnico-racial e garantir a integridade dessa Política de Ação Afirmativa.
Sobre o Vestibular – Agora é garantir sua inscrição e continuar o preparo para as provas, que serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o Manual do Candidato e o Edital 260/2025.
Todas as novidades do processo seletivo podem ser acompanhadas no site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8757.
Foto: Ascom/Uesb VCA





Vielen Dank für diesen fundierten Überblick – gerade der Tipp mit den kostenlosen Branchenbüchern war Gold wert! Nach dem Lesen habe ich direkt selbst recherchiert und bin dabei auf https://meinestadtkleinanzeigen.de/top-local-seo-agenturen-in-nurnberg
aqjqpk
5cf2ou
Great info and right to the point. I don’t know if this is in fact the best place to ask but do you folks have any ideea where to get some professional writers? Thanks in advance 🙂
xmkn8s
Awesome blog you have here but I was wondering if you knew of any community forums that cover the same topics talked about here? I’d really love to be a part of online community where I can get responses from other experienced people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Kudos!
ub8pzw
Wonderful post but I was wondering if you could write a litte more on this topic? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more. Kudos!
This internet site is my inhalation, real great style and perfect subject material.
You have noted very interesting points! ps decent site. “I understand a fury in your words, But not the words.” by William Shakespeare.
WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …