Um dicionário para Quintana

Em uma outra crônica, falei do livro sobre Quintana que a minha amiga Else Sant´Anna Brum comprou para mim em Porto Alegre, quando foi à Feira do Livro. Ter amigos poetas é tudo.
Pois o livro é ainda melhor do que eu poederia esperar. Pra começo de conversa, é um livrão: as dimensões dele são 30 centímetros de altura e 24 de largura e tem 256 páginas. O título é “Mario Quintana – 100 anos – A quinta essência de Quintana”. E não é apenas um livro – é um dicionário de verbetes pesquisados da obra de Mario. Foi publicado em 2005, em homenagem aos cem anos do nascimento do poeta. E, de quebra, traz um CD com poemas do poeta passarinho, interpretados pelo ator Paulo José e suas filhas, Isabel Kutner e Ana Kutner.

Além das muitas fotos de nosso grande e saudoso Quintana, outras fotos ilustram alguns verbetes. A apresentação do livro é primorosa, é um merecido tributo ao maior poeta aqui do sul.

Para os organizadores, “dicionarizar um prosador é um desafio. Dicionarizar um poeta, um impasse. Principalmente se estivermos ante um poeta tal Quintana. Nos movemos com riscos de reprovação dos anjos por estarmos desmontando perfeitos castelos habitados por metáforas e reflexões. Para a equipe de pesquisadores, a construção de vinhetas se revelou complexa, porém não menos saborosa do que tirar fatia de um bolo.”

E para o leitor é um achado, é a reunião de grande parte da obra de nosso menino Quintana. A cada letra do alfabeto, um poema de “O Batalhão de Letras”, uma foto do poeta e um depoimento de alguma pessoa pública ou ligada a cultura, quase todos do Rio Grande do Sul. E cada letra nos dá várias palavras, que por sua vez nos dão trechos de textos ou poemas de Quintana que as contém.

É uma obra indispensável para conhecermos ainda mais do grande poeta que é Quintana.

Luiz Carlos Amorim

Luiz Carlos Amorim

Coordenador do Grupo Literário A Ilha em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha e mais de 50 livros editados. Eleito Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor do portal ProsaA, Poesia & Cia. (Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br ) e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.  Blog:  http://lcamorim.blogspot.com
Categorias