Vacinação contra Covid-19 passa a ser apenas por critério de idade na Bahia

A distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município

Por: Rafaela Gonçalves/Brasil61

 

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia passará a ser feita apenas por critérios etários. A distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a decisão foi tomada por causa das assimetrias identificadas na distribuição das doses dos imunizantes, já que alguns municípios imunizaram cerca de 80% da sua população alvo com a primeira dose, enquanto outras cidades vacinaram apenas 20%.

O secretário estadual da Saúde explicou também que outra medida será adotada para a distribuição dos imunizantes. Segundo ele, caso algum município já tenha ultrapassado 70% de cobertura, receberá 33% do que seria destinado inicialmente. No entanto, se a cobertura estiver em 50% ou mais, o quantitativo de doses recebido será de 50%.

As doses excedentes serão redistribuídas entre os municípios com cobertura vacinal inferior a 50%. A medida será válida até que as cidades baianas alcancem a mesma média de cobertura em todo o estado.

 

 

 

Foto de capa: Agência Brasil

Chris Cohen

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,