Valores a receber: dinheiro esquecido em bancos pode ser resgatado a partir desta segunda-feira (7)

Cerca de R$ 4 bilhões poderão ser sacados nesta primeira fase por 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas

 

Por: Paloma Custódio/ Brasil 61

 

A partir desta segunda-feira (7), cerca de R$ 4 bilhões ‘esquecidos’ em bancos poderão ser sacados, nesta primeira fase, por 26 milhões de pessoas físicas (CPF) e 2 milhões de pessoas jurídicas (CNPJ). Segundo o Banco Central, desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas já consultaram se possuem algum dinheiro ‘esquecido’ em alguma conta e 253 mil empresas fizeram a verificação.

O doutor em economia Benito Salomão afirma que esse valores poderão movimentar a economia brasileira.

“Pode ajudar bastante a injetar liquidez na economia. Isso pode facilitar o consumo. E isso pode também repercutir no endividamento, tanto das famílias quanto das empresas, reduzindo a exposição dessas famílias e empresas a dívidas.”

Como consultar e resgatar

Para consultar, basta acessar a plataforma do Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br. Em seguida preencher com CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa.

Caso o cidadão ou empresa tenha direito a valores esquecidos em bancos, será informado um agendamento, com data e horário, para voltar ao site e solicitar o resgate do dinheiro.

Na data e hora informada, será possível consultar:

  • Os valores a receber;
  • A instituição que devolverá o valor;
  • A origem do dinheiro;
  • Informações adicionais.

Para sacar o dinheiro, existem várias opções, como a opção “Solicitar por aqui”, na qual o banco devolverá o dinheiro via Pix no prazo de até 12 dias úteis.

Calendário de resgate dos valores

As datas para resgate dos valores estão sendo agendadas conforme o ano de nascimento ou de criação das empresas. Os horários de agendamento podem ser das 4h às 14h ou das 14h às 24h.

Data de nascimento ou criação da empresa Período de agendamento (consulta e resgate) Data da repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Foto da capa: José Cruz/Agência Brasil

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,