Vestibular Uesb 2023: metade das vagas são destinadas a alunos de escolas públicas

Por: Assessoria de Comunicação – VCA

 

 

Ingressar em uma universidade pública é, para muitas pessoas, um sonho distante. Vindo da zona rural de Barra da Estiva, município da Chapada Diamantina, Bruno Ribeiro chegou a acreditar nisso. Em 2018, o estudante rompeu a distância entre desejo e realidade e se tornou o primeiro dos seus irmãos a ingressar em um curso de nível superior.

“Eu saio de uma família em que eu fui o primeiro a entrar no Ensino Superior – entre meus irmãos, nenhum deles fez faculdade. Hoje, eu vejo como a minha vida caminhou para melhor”, conta Bruno, que ingressou no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Uesb, por meio do sistema de reserva de vagas.

Desde 2008, a Uesb conta com o sistema de reserva de vagas, aprovado por meio da Resolução 37/2008 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Por meio desse sistema, alunos de escola pública têm metade das vagas de cada curso de graduação reservadas nos processos de seleção tradicionais, medida que auxilia a entrada de estudantes como Bruno na universidade pública.

Acesse o vídeo: Vestibular Uesb 2023 – Reserva de vagas

Aluno do Programa Universidade Para Todos, iniciativa das Universidades Estaduais da Bahia em parceria com o Governo do Estado, Bruno lembra, também, dos obstáculos ao longo do caminho e fala que encontrou auxílio na Uesb para ampliar sua formação e, também, superar os desafios financeiros, através de bolsas. Próximo de concluir a graduação, o futuro professor enxerga a importância do conhecimento para o mundo: “a educação tem esse papel, de resgatar as pessoas, de fazer elas entenderem um pouco mais sobre esse planeta em que a gente vive, sobre a história da humanidade e o quê que a gente, a partir disso tudo, quer para o nosso futuro”, afirma.

Quem pode concorrer? – Metade das vagas de todos os cursos de graduação da Uesb são destinadas a candidatos que comprovem a procedência de, no mínimo, sete anos de estudos regulares em instituições brasileiras da Rede Pública de Ensino. Assim, é necessário ter feito parte do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em um desses estabelecimentos públicos de ensino. O sistema de reserva de vagas contempla, também, os candidatos que tenham realizado curso supletivo ou outra modalidade de ensino equivalente, também em escola pública.

Desse total de vagas reservadas, 70% são destinadas aos candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos), segundo classificação étnico-racial adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os outros 30% dessas vagas são para aqueles que não se autodeclarem negros. Ambos devem cumprir o requisito da procedência escolar mencionado acima.

Acesse o vídeo: Vestibular Uesb 2023 – A Uesb é para você!

No Vestibular Uesb 2023, os candidatos que se enquadrem nesses critérios e que não sejam portadores de certificado e/ou diploma de curso de graduação podem se inscrever na modalidade “Reserva de Vagas”. A opção deve ser escolhida no ato de inscrição. As inscrições estão abertas até 5 de janeiro. São 44 opções de cursos de graduação disponíveis, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Clique aqui e faça sua inscrição.

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,