Vestibular Uesb 2023: saiba os livros e filmes que serão cobrados nas provas

Por: Assessoria de Comunicação – VCA

O Vestibular Uesb 2023 acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro. Uma das novidades para esta edição é o retorno dos livros e filmes como parte do conteúdo cobrado nas provas. Na lista, estão duas obras literárias e três obras cinematográficas, que dialogam com diversas questões da sociedade.

Obras literárias – Para colocar a leitura em dia, o Vestibular Uesb 2023 selecionou os livros “Olhos D’água” (2014) e o romance “Torto Arado” (2019). O primeiro livro, já cobrado em edições anteriores do processo seletivo, é da escritora mineira Conceição Evaristo. A obra é uma coleção de contos com foco na população afro-brasileira, abordando a pobreza, a violência urbana e outras questões que a acometem.

Já “Torto Arado”, livro do escritor baiano Itamar Vieira Junior, traz a história de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

Cinema: eis a questão – Para os apaixonados pelo cinema, o Vestibular Uesb cobrará três filmes: dois nacionais e um internacional. O documentário “Viramundo” (1965), dirigido por Geraldo Sarno, é a primeira obra escolhida. A produção traz uma narrativa das pessoas inseridas no fluxo migratório do Nordeste para o Centro-Sul do Brasil (cidade de São Paulo), nos anos de 1960.

O segundo filme selecionado é o longa “Que horas ela volta?” (2015), de Anna Muylaert. A trama acontece em torno de Val, uma pernambucana que se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha.

Por fim, a lista inclui, ainda, o filme “Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar” (2021), de Jonas Poher Rasmussen. O documentário em formato de animação narra a história de Amin Nawabi, um homem afegão gay que fugiu do seu país quando ainda era criança. Aos 30 anos e morando na Dinamarca, ele relembra a história.

Mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site do Vestibular e fique conectado com a Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,