72% das brasileiras já tiveram infecção urinária, diz estudo

Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com 76% das entrevistadas.

 

Por: Oziella Inocêncio/Farmivita

 

A infecção urinária é geralmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário. Os sintomas mais comuns são: dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente de urinar, urinar em pouca quantidade, urina muito escura e com cheiro forte, e febre baixa constante. Ainda, em alguns casos mais graves, pode aparecer sangue na urina.

Apesar de não ser uma enfermidade específica do sexo feminino ou masculino, as mulheres estão mais propensas a terem infecção urinária. Como sua uretra é mais curta e mais próxima do ânus, o contágio por bactérias provenientes das fezes é mais favorecido. E conforme constatou a Famivita em seu mais recente estudo, 72% das brasileiras já tiveram infecção urinária. Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com 76% das entrevistadas.

Os dados por estado demonstram que no Distrito Federal 86% das entrevistadas já tiveram infecção urinária. Em Santa Catarina e Minas Gerais, pelo menos 77% já tiveram a infecção. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, 73% e 72%, respectivamente, já apresentaram infecção urinária. Enquanto Pernambuco é o estado com o menor percentual, 63% das respondentes.

É extremamente importante que as mulheres tenham atenção à higiene da região íntima, para prevenir a infecção. Ainda, ingerir líquidos diariamente, não reter urina, corrigir e tratar alterações intestinais como diarreia ou obstipação e urinar antes e após relação sexual, ajudam na prevenção da infecção.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,