A Bahia em Debate: Desenvolver a cidade e o campo é o desafio do Estado

Por Joana D’arck Cunha Santos/Comunicação WZ

Ao tempo em que concentra ações de peso envolvendo R $1,2 bilhão na facilitação da mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana (projeto com criação de novos corredores de tráfego e implantação de metrô e VLT monotrilho), o governo do estado promove ações voltadas para desenvolvimento urbano no interior da Bahia. São projetos voltados para moradia, titulação de propriedade, áreas de lazer e destinação de resíduos sólidos, expostos na live “A Bahia em Debate”, que teve o secretário estadual da área, Nelson Pellegrino (Sedur) como convidado na noite desta última terça-feira (25).

O projeto executivo para requalificar o Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias, criado pelo deputado estadual Zé Raimundo na sua gestão de prefeito de Vitória da Conquista (2002/2008), é uma das iniciativas para a região citadas pelo secretário. O espaço foi projetado para proporcionar atividades de lazer, esporte e cultura da Zona Oeste conquistense, porém ao longo dos anos ficou abandonado. A elaboração em curso deste projeto é uma das prioridades, segundo Pellegrino, para atender à reivindicação da população, defendida por Zé Raimundo e o deputado federal Waldenor Pereira.

Na sala virtual da programação “A Bahia em Debate”, que reuniu mais de 100 lideranças, entre prefeitos, ex-prefeitos, vices, vereadores, sindicalistas e ativistas de movimentos sociais, Pellegrino  respondeu aos vários questionamentos sobre demandas de municípios das regiões Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim. “Parabenizo os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo por trazer tantas lideranças para dialogar com o governo. Sem dúvida é mais uma excelente iniciativa deles, que têm se mostrado competentes e eficientes”, elogiou o secretário ao final do evento transmitido também nas páginas do Facebook dos parlamentares.

Como promotores da  programação de lives sobre ações do Governo do Estado, que na próxima terça-feira (2/6) terá o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, Waldenor e Zé Raimundo destacaram a importância do planejamento de desenvolvimento urbano nos municípios, sintetizada no texto-convite à lideranças, do professor  Doutor em Geografia, Lucas Batista, um dos coordenadores políticos dos mandatos: “Pensar a cidade e o campo, de forma integrada, requer boas reflexões para elaboração de programas e ações para o planejamento municipal, principalmente nesse ano de elaboração do PPA- Plano Plurianual”.

O Geógrafo frisa a necessidade de planejamento visando a construção espacial da cidade com ações de curto, médio e longo prazos, tendo como eixos a Mobilidade Urbana dentro do sistema conjunto com a Habitação (novas unidade considerando a sua localização espacial), áreas públicas como preservação e lazer (construção de praças e calçamento de ruas), além de Esporte (construção de quadra de esportes) e Cultura (áreas específicas para o desenvolvimento das atividades culturais).

Diversas lideranças falaram de programas e  ações levadas aos seus municípios pelos governos federal e estadual, nas gestões dos presidentes Lula e Dilma e dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa, como também buscaram informações sobre pleitos atuais. Também parabenizaram Waldenor e Zé Raimundo, pela iniciativa avaliada como “corajosa” pelo jovem militante social Lucas Ataide, da região Médio São Francisco. “Muitos políticos só aparecem para pedir voto. É preciso ter coragem para debater ao longo dos mandatos”, elogiou.

Foto de Capa: Divulgação/ Comunicação WZ.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,