Alimentação pode beneficiar ou prejudicar a artrose? Saiba o que eliminar da sua dieta

Açúcar e farinhatos industrializados prejudicam a saúde das articulações

Por: David Gusmão

Seja durante um tratamento médico ou não, a sua dieta pode ser tanto a sua aliada quanto uma vilã. Os alimentos ingeridos são metabolizados pelo organismo e interferem diretamente nas condições de funcionamento do organismo como um todo, incluindo a saúde das articulações.

Existe algum alimento capaz de beneficiar casos de artrose? “Quanto a isso, as nossas evidências são menores, em termos de suplementos e alimentos que podem ajudar temos um grau de evidência não tão grande. Entretanto, existe o contrário: há alimentos que podem aumentar a degeneração articular e piorar o quadro de artrose”, explica o médico ortopedista David Gusmão.

Além de serem associados ao surgimento de doenças crônicas, como a obesidade e a hipertensão, os alimentos ultraprocessados são prejudiciais para a saúde articular. O médico David Gusmão alerta: “os alimentos industrializados pioram a artrose, especialmente o açúcar e farinhatos industriais. Os efeitos de uma dieta rica em açúcar e processados prejudicam não só as articulações, mas também a saúde dental e intestinal”, afirma.

“O mais importante para ajudar na artrose, é diminuir o peso caso o paciente esteja em sobrepeso. O segundo item mais importante é eliminar completamente os alimentos industrializados e o açúcar”, orienta David Gusmão. Essa alteração na dieta é uma prática saudável e que proporciona aos pacientes alívio dos sintomas da artrose.

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

1 comentário

  1. Sandra Neves em 15 de janeiro de 2023 às 20:25

    Quero deixar aqui deixar registrado meu agradecimento e reconhecimento pelas informações aqui contidas.
    Dia 3 de janeiro retirei da minha alimentação açúcar branco farinha de trigo e tudo contem glúten.
    Hoje dia 15 de janeiro posso dizer que não sinto mais dores pelo corpo, tenho dormido muito bem voltei a sonhar, minha compulsão alimentar foi embora, ainda sinto um pouco de tontura mas ao ingerir proteína melhora um pouco também sinto o intestino preso.
    Em 2019 foi diagnosticada com artrose generalizada, estava desesperada pois não me imaginava sequer voltando a trabalhar.
    Graças a Deus estou cheia de esperança e gratidão.

Deixe seu comentário

Categorias ,