77 3441-7081 — [email protected]

Codevasf diz que obra federal entregue pelo governador Rui Costa “não estaria pronta para inauguração”

Por Redação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional, encaminhou oficio subscrito pelo seu presidente, Antônio Avelino Rocha de Neiva, na quinta-feira (28 de junho), ao governador Rui Costa dos Santos (PT), datado de 27 de junho, destacando a inoportunidade, por razões técnicas e para evitar que a população pudesse ter que a inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Campo Alegre de Lourdes, no Norte do Estado.

Costa, que cumpriu agendas de trabalho e política em Campo Alegre de Lourdes na quinta-feira, conforme divulgação da Secretaria de Estado de Comunicação Social da Bahia (Secom/GovBA) nos canais institucionais do Governo do Estado, inaugurou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água  que vai atender as localidades Lagoa dos Bois de Cima, Lagoa dos Bois e Sítio Matias; outro para as comunidades de Pau de Birro Novo e Sítio Novo do Elói; e um terceiro para os moradores de Lagoa Fechada, Genipapinho, Folha Larga, Roça de Dentro, Roça de Dentro II e Baixão Seco.

Em seu pronunciamento, na oportunidade, o governador ressaltou a importância do equipamento, que beneficiará uma população estimada em mais 1,2 mil pessoas e exigiu investimentos da ordem de R$ 1,090 milhão.

O titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Ramos Peixoto, que participou do evento em Campo Alegre de Lourdes explicou que o Sistema inaugurado era composto por Adutora com 150 quilômetros de adução (condução da água da rede de distribuição). A construção da Adutora, com captação no Rio São Francisco, explicou o secretário Cássio Ramos Peixoto, teria exigido um investimento da ordem de R$ 80 milhões, em uma ação conjunta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Governo do Estado”.

Segundo o presidente da Codevasf, Antônio Avelino Rocha de Neiva, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água “inaugurado” pelo governador baiano é uma obra do Governo Federal que encontra-se em fase de testes e sequer entrou no período de Pré-Operação. “Esclareço que, na situação atual ainda não é possível ter evento de inauguração e/ou entrega da obra, sob pena de gerar na população expectativas frustrantes”, diz o ofício encaminhado ao governador Rui Costa assinada pelo presidente da Codevasf.

O presidente da Codevasf, Antônio Avelino Rocha de Neiva, ironicamente, concluiu o oficio afirmando que terá “enorme prazer” em convidar o governador baiano para inauguração do Sistema, tão logo “os testes e ajustes da obra forem concluídos”.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias