Deputados aprovam criação da BahiaInsulina e suspensão de prazo de validade de concursos

Por  Joana D’arck Cunha Santos/ Comunicação WZ

 

O deputado Zé Raimundo participou da votação de hoje (27.08), em sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, que aprovou do Projeto de Lei 23.944/2020, de autoria do Poder Executivo, a criação da Companhia Baiana de Insulina, a BahiaInsulina, estatal que vai produzir medicamentos para tratamento e controle do diabetes. Também foi aprovado o projeto do Governo que suspende os prazos de validade dos concursos públicos no Estado, enquanto perdurar a situação de pandemia.

Zé Raimundo usou a tribuna da sessão virtual para parabenizar o governador Rui Costa pelas iniciativas, quando lembrou que na sua gestão de prefeito de Vitória da Conquista (2002/2008) iniciou a construção de uma fábrica de medicamentos no município, em parceria com o Ministério da Saúde, para fazer o contraponto à desativação da Bahiafarma, ocorrida nos Governos do DEM.

Quanto ao projeto do Executivo, a BahiaInsulina representará um investimento de R$ 200 milhões, subsidiados pela empresa ucraniana Indar, e será o primeiro laboratório do país – e o primeiro do Hemisfério Sul – a produzir insulina, reduzindo a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos.

Para Zé Raimundo, a criação dessa empresa é uma iniciativa revolucionária do governador Rui Costa, “que está atento, observando os cenários internacional e nacional e trabalhando para dotar a Bahia de capacidade de investir de forma criativa em todas as áreas, construindo essa infraestrutura nas parcerias com o setor privado para a implantação do VLT(Veículo Leve de Transporte) para melhoria  do transporte de Salvador, da construção da ponte Salvador/Itaparica e na articulação para a conclusão das obras Fiol/Porto Sul (Ferrovia Oeste/Leste). Portanto, o nosso governador está de parabéns”.

De acordo com as informações oficiais, são mais de 200 mil baianos com diabetes, doença diagnosticada quando existe baixa produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a um aumento considerável e muito perigoso da taxa de açúcar no sangue. Depois da hipertensão, é a doença que mais atinge a população brasileira. A Bahiainsulina irá utilizar a bactéria Escherichia Coli para produzir a substância, emulando um hormônio semelhante ao produzido naturalmente pelo corpo humano.

Logo após a votação do projeto de criação da BahiaInsulina, foi aprovado também, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 23.975/2020, enviado pelo Governo da Bahia, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos no Estado, enquanto perdurar a situação de pandemia ocasionada pela Covid-19. As bancas responsáveis pelos concursos deverão informar sobre a suspensão por meio de comunicados nos sites institucionais.

 

Foto de Capa: Divulgação/ Comunicação WZ.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,