Dia da Agricultura Familiar é comemorado virtualmente por lideranças e entidades

Por Joana D’Arck Cunha Santos – Comunicação WZ

O Dia Internacional da Agricultura Familiar, que transcorre neste sábado (25), foi destacado pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) em suas redes sociais e também em Roda de Conversa Virtual com a participação do presidente da Companhia de Ação Regional/SDR, Wilson Dias, realizada pelos Movimentos Sociais do Campo.

O encontro reuniu representantes do setor – Cedasb, Cootraf, Copersuba, Unicafes, MST, MPA, MTD e outros movimentos sociais de Vitória da Conquista e região Sudoeste – e foi aberto com apresentação musical do maestro João Omar e o cantador Rosalvo.
Coautor do Projeto de Lei de Auxílio Emergencial para feirantes e agricultores, aprovada na Câmara Federal no início da semana, o deputado Waldenor Pereira falou na Roda de Conversa sobre o empenho do seu mandato, em parceria com o deputado Zé Raimundo, visando fortalecer a agricultura familiar. Anunciou inclusive que na próxima semana vai entregar mais oito tratores com implementos agrícolas adquiridos pela CAR com recursos de emendas parlamentares de suas autorias.

“Mais de 70% das nossas ações são voltadas para apoiar os agricultores familiares, seja através de destinação de equipamentos como tratores, caminhões, retroescavadeiras; seja por melhorias na infraestrutura hídrica, com a abertura e limpeza de aguadas, construção de pequenas barragens, barreiros de trincheira, cisternas, sistemas simplificados e destinação de caixas reservatórias. Também ajudamos a levar a luz elétrica, através do programa Luz Para Todos, que praticamente universalizou a energia na zona rural na região”, disse Waldenor Pereira.
Zé Raimundo convidou os participantes a aproveitar o momento para pensar a agricultura familiar visando as próximas décadas, em meio aos questionamentos ecológicos e ambientais que eclodiram com toda a força no mundo.  Ele parabenizou especialmente as apresentações de João Omar e Rosalvo para saudar a data de 25 de julho, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2014, com o objetivo de celebrar os homens e mulheres que alimentam o mundo. “É importante pensar o campo como uma grande parte da cultura brasileira e do Brasil rural”, reforçou.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,