Dia do Autismo será comemorado em Vitória da Conquista

A data de dois de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para debater o assunto, familiares que convivem com essa realidade em Vitória da Conquista e várias instituições baianas estarão promovendo uma programação voltada para o assunto. Três mesas redondas acontecem no sábado (1), no Teatro Glauber Rocha, e uma caminhada com os envolvidos e as crianças autistas no domingo (2), a partir das 8h. A Faculdade Maurício de Nassau é uma das organizadoras do evento. As inscrições são feitas online, a partir deste link: https://www.eventbrite.com/e/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-tickets-32935082719

 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

www.eventbrite.com

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Projeto de Extensão Continuada da UESB,  a Associação de Pais Anjo Azul, a Associação Conquistense para o Atendimento Especializado a Pessoa Autista (ACAEPA) e a Faculdade Maurício de Nassau, realizarão nos dias 01 e 02 de abril de 2017, um evento sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Esta iniciativa tem como objetivos: a) chamar atenção da população sobre o autismo, dar visibilidade às suas especificidades e contribuir com a mudança de paradigmas e de atitudes preconceituosas direcionadas às pessoas nesta condição; b) mobilizar a sociedade civil na luta pela garantia dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todas as pessoas Autistas. PROGRAMAÇÃO DIA 01/04/2017: ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Local: AUDITÓRIO GLAUBER ROCHA – UESB 13:30 – Abertura do Evento 14:00 – Mesa Redonda: Diferentes Abordagens Psico-educacionais no Atendimento à Criança Autista: ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplic

 

 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas pelo espectro autista. Discutir a relação dessas pessoas com o mundo, assim como os direitos de conviver em espaços sociais, é um dos objetivos do evento. Esta iniciativa tem como objetivos chamar atenção da população sobre o autismo, dar visibilidade às suas especificidades e contribuir com a mudança de paradigmas e de atitudes preconceituosas direcionadas às pessoas nesta condição.

Segundo a psicóloga e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Anamélia Sobral, é necessário sensibilizar e conscientizar a comunidade a respeito deste transtorno.   “É importante destacar que a sociedade ainda tem receio dessa convivência por desconhecimento sobre o autismo”, destaca.

Na programação, serão debatidos temas como “Diferentes Abordagens Psico-educacionais no Atendimento à Criança Autista: ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada)”; “Relatos de Experiências Parentais e Pesquisa junto a crianças Autistas” e “A Sociedade Civil Organizada, o Poder Público e os Direitos das pessoas com Autismo”.

O evento é promovido pela Nassau Vitória da Conquista em parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Projeto de Extensão Continuada da Uesb, a Associação de Pais Anjo Azul, a Associação Conquistense para o Atendimento Especializado a Pessoa Autista (Acaepa). 

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias