Dicas para minimizar gastos

Por: Bruno Costa 

Saber minimizar gastos é essencial para uma vida com mais tranquilidade e disciplina, vendo o dinheiro como o seu aliado na construção de uma melhor qualidade de vida e não como um inimigo.

Vivemos em um mundo onde o consumismo tem crescido cada vez mais e a educação financeira tem sido escassa nas escolas e ambientes de ensino, fazendo as crianças crescerem sem saberem como cuidar do seu dinheiro.

Durante muito tempo o dinheiro foi visto como algo sujo e ruim, o que é um grande mito em torno de uma ideia equivocada sobre o dinheiro, ele está longe de ser algo ruim, pelo contrário, é através dele que conseguimos sobreviver e viver com qualidade.

Claro que contratar um fretamento de táxi aéreo de qualidade por um preço que cabe no seu bolso é sempre uma sensação deliciosa, mas também é preciso ter felicidade por saber que possui condições para pagar caro em algo de qualidade para você.

Entretanto, contamos com profissionais que entendem a necessidade de falar mais sobre educação financeira e usam o espaço digital para tornar isso acessível para o maior número de pessoas possível.

Hoje infelizmente a taxa de suicídios por pessoas que possuem problemas financeiros é enorme, o que mostra que cuidar da vida financeira é muito mais do que cuidar apenas do seu dinheiro, é cuidar da sua saúde física e mental.

Muitos mais do que apenas fazer o seu dinheiro render, é preciso saber usá-lo com cuidado e sabedoria, pois só assim ele poderá te trazer benefícios que mudam a vida de qualquer pessoa, como:

  • Mais qualidade de vida;
  • Mais acessibilidade;
  • Maior cuidado com a saúde;
  • Mais segurança;
  • Liberdade financeira;
  • Tranquilidade para o futuro.

Seja para contratar um caminhão pipa para lavagem de rua ou até mesmo uma agência de eventos de qualidade, é preciso organização financeira para pagar pelo serviço de qualidade prestado pela marca.

E minimizar os gastos é uma ótima maneira de ter dinheiro para investir em outras coisas, seja você um profissional que trabalha em uma mesa ou até mesmo o dono de um negócio, e hoje iremos descobrir como fazer isso de maneira eficaz e simples.

8 dicas para diminuir os gastos

Diminuir os gastos pode parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite que é mais simples do que se imagina quando se conta com dicas simples e práticas para isso, dicas como as que iremos dar a seguir para te ajudar com isso. Confira:

  1. Defina um gasto mensal

O primeiro passo é saber sobre o seu custo de vida e definir um gasto mensal para que isso sirva como uma régua para te mostrar até quanto você pode gastar. O seu custo de vida nada mais é do que o valor total do que você precisa pagar todos os meses para sobreviver.

Muitas vezes, procurar pela antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para te ajudar a organizar sua vida financeira e começar uma nova rotina de gastos e garantir um mês sem desperdícios por falta de dinheiro.

Com o seu custo de vida definido, estabeleça um total de gasto por mês, isso irá te ajudar a saber quanto pode gastar, o que evita desperdícios e dúvidas que podem tirar a sua paz com o passar do tempo.

  1. Evite pedir comida por aplicativo

Nos últimos tempos, principalmente após a pandemia, muitas pessoas se acostumaram a pedir comida por aplicativos, o que realmente é uma grande praticidade para aqueles dias corridos ou preguiçosos, mas que ao se tornar um hábito pode te trazer grandes problemas.

Por exemplo, se você somar tudo o que gasta com pedidos de comida por aplicativos no mês, verá que é um resultado alto que poderia ter sido economizado se você optasse por fazer uma comida na sua casa.

Existem alguns serviços que vale a pena contratar ou pedir, como é o caso da terceirização de TI de uma empresa, mas outros como refeições em casa, vale mais a pena colocar a mesma massa para economizar uma boa quantia no fim do mês.

  1. Compre apenas o que precisa

Desejo e necessidade são coisas completamente diferentes. O desejo é aquilo que queremos, mas que se não tivermos naquele momento, não irá afetar diretamente nossa qualidade de vida.

Diferente da necessidade, que é algo que não podemos ficar sem para viver, como é o caso da comida, da moradia, da água e energia elétrica. Por isso, entender esses conceitos é extremamente importante para evitar compras por impulso.

Sendo assim, compre apenas o que é necessário para você e, depois disso, se o seu orçamento der, compre aquilo que você deseja, mas jamais deixe o desejo se sobressair sobre a sua necessidade, pois isso pode te trazer grandes problemas.

  1. Economize água e luz

Buscar por uma higienização de ar condicionado preço que cabe no seu bolso é uma ótima maneira de economizar tempo e esforço, caso você possua uma rotina muito intensa e não tenha tempo para essa atividade.

Mas existem outras ações que você pode fazer para economizar, principalmente quando falamos de água e luz, que em algumas regiões do país estão chegando a preços absurdos, por isso aprender a economizá-las é uma ótima solução para o seu bolso.

Ações simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar ligar a luz durante o dia, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e usar lâmpadas econômicas podem te ajudar a ter um preço de conta reduzido no fim do mês, o que já gera mais lucro para você.

  1. Planeje suas compras

As compras são parte importante na vida e no mês de qualquer pessoa, e pode ser uma grande tentação para quem não sabe se controlar, por isso planejar tudo o que irá comprar é essencial para evitar gastos desnecessários.

Comprar um macarrão talharim para yakissoba vale mais a pena do que comprar uma lasanha, por exemplo, pois o macarrão é mais fácil e rápido de fazer, o que trará mais praticidade na rotina.

Pensar nisso é muito importante para planejar as suas compras e fazê-las de maneira mais consciente, adquirindo aquilo que mais precisa e que te trará mais facilidade na rotina e ainda te ajudará a economizar dinheiro.

  1. Venda o que não usa mais

Muitas pessoas possuem roupas, objetos, aparelhos, acessórios e diversas outras coisas que não usam mais e acabam ocupando um espaço da casa que fica repleto de sujeira e parado, mas que pode abrir uma brecha para uma renda extra.

Hoje, com as redes sociais, é possível fazer de tudo, desde conversar com pessoas do outro lado do mundo até mesmo vender alguns pertences para seus amigos e familiares que possam se interessar pelo que você tem.

Assim como uma empresa realiza a admissão temporária de máquinas usadas para economizar mais, vender o que você já não usa é uma forma de deixar sua casa mais organizada e ainda garantir uma renda a mais para o seu bolso.

  1. Compre a vista

O cartão de crédito é um grande inimigo dos brasileiros, é uma tentação para o consumidor comprar algo e não pedir para parcelar, mas isso, ao se tornar um hábito, pode trazer grandes problemas para você.

Isso porque a maioria dos cartões de crédito possuem taxas de juro absurdas e muitas vezes você as paga sem nem saber que está pagando, o que tira de você um dinheiro que pode nunca mais voltar.

Sendo assim, prefira juntar dinheiro e comprar algo à vista, existem mais chances de conseguir um desconto, pagar mais barato e ainda ter a certeza de que se livrou de dívidas futuras e juros abusivos.

  1. Tenha disciplina

A disciplina é uma característica que se baseia na realização de atividades que precisam ser feitas, nem sempre você irá querer fazer elas, mas mesmo assim as realiza por saber que ela lhe trará bons resultados lá na frente.

Pense em alguém que está a procura de um aluguel de galpão preço que caiba no bolso. Se a pessoa desistir na primeira tentativa, não encontrará um preço que possa ser muito melhor do que ela imagina.

Sendo assim, a disciplina está ligada à realização do que precisa ser feito todos os meses com o seu dinheiro para que ele renda, e comprar primeiro o que é necessário, economizar água e luz, evitar gastar mais do que ganha e pensar bem antes de comprar algo que deseja.

Considerações finais

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a diminuir seus gastos no mês, e isso vale tanto para sua vida pessoal quanto profissional, afinal de contas, cuidar do dinheiro nunca é demais.

Dessa maneira você contará com uma qualidade de vida que respeite o seu ganho e poderá aproveitar o dia, o mês e a noite para descansar em paz e tranquilidade sabendo que está levando uma vida que respeite a sua condição do momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

Foto de Capa: Reproduçaõ Freepik

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,