Quer ganhar massa muscular? Conheça alimentos que ajudam nisso

Por: Bruno Costa 

Sabemos que o ganho de massa muscular é um dos principais objetivos das pessoas que praticam musculação, sejam atletas ou amadores praticantes de esporte. 

Por esse motivo, muitas pessoas procuram por formas saudáveis de como ganhar massa muscular através da alimentação e dos treinos. 

Ao ganhar massa muscular, o corpo humano consegue ganhar uma série de benefícios. Um deles, é o ganho de força, que por sua vez, é bastante importante em algumas atividades do dia a dia. 

Outra vantagem é a prevenção da sarcopenia, que é a perda de massa muscular causada pela idade. Além disso, podemos citar outros benefícios de extrema importância para a saúde. São eles:

  • Prevenção e tratamento de doenças crônicas;
  • Melhora de postura;
  • Diminuição de dores nas costas;
  • Mais disposição para lidar com a rotina. 

Para que você possa conquistar esse objetivo, é fundamental aliar a alimentação ao treino, pois ambos estão relacionados ao ganho de massa muscular, e ao estilo de vida saudável. 

Portanto, se você deseja aumentar a sua massa muscular, atente-se às dicas que serão colocadas neste artigo. Contudo, para contextualizar melhor o tema, é necessário antes, entender o que de fato é a massa muscular. Confira:

O que é massa muscular?

Resumidamente, a massa muscular é toda estrutura formada por músculos em nosso corpo. Trata-se de um tecido mais fibroso e elástico, que tem como principal função a movimentação voluntária e involuntária.

Para que você possa ter uma noção maior da importância dos músculos, eles correspondem a 50% do nosso corpo, sendo responsáveis pela movimentação voluntária do corpo, como andar, falar e comer. 

Já a movimentação involuntária de órgãos, é toda aquela ação de contração muscular do coração. Por mais que a massa muscular seja usada comumente como sinônimo de massa magra, é importante esclarecer que ela é um dos elementos que compõem a massa magra. Entenda:

Massa magra 

Sendo bem direto, novamente, a massa magra é todos os elementos que não são considerados como gordura, e que formam nosso corpo, como órgãos, músculos e outros tecidos. 

Pessoas que estão em busca de desenvolver a massa magra, geralmente, priorizam os aparelhos para academia de pilates, considerando que esse tipo de atividade pode acelerar o desenvolvimento dessa massa ao longo do tempo. 

Obviamente, essa evolução dependerá somente da pessoa, e da maneira em que ele estará executando os exercícios, por esse motivo, vale a pena ter o acompanhamento de um profissional. 

No geral, a massa magra possui diversas funções, como a movimentação do corpo, proteção dos órgãos e articulações, controle do metabolismo e entre outros. 

Além disso, vale a pena pontuar que o aumento de massa magra do corpo está associado a diversos benefícios à saúde, como: crescimento da disposição física e aumento da força. 

Massa gorda

Por outro lado, temos a massa gorda, que é toda a composição corporal constituída por gordura. Sabemos que a gordura em excesso pode gerar uma série de incômodos, e além disso, pode apresentar vários riscos para a saúde. 

Entretanto, é necessário (e importante), ter uma quantidade de massa gorda para que algumas funções do organismo funcione normalmente. 

Mas, o excesso de gordura no corpo pode causar o desequilíbrio entre as massas, prejudicando assim, o organismo. 

Muitas pessoas criam o hábito de eliminar qualquer tipo de alimento que tenha um certo nível de gordura, contudo, isso não significa que você pode não consumir, por exemplo, um macarrão tipo talharim ou um lanche feito por uma rede de fast-food. 

Além de ser um incômodo estético, o aumento de massa gorda leva a problemas metabólicos, os principais são: elevação do colesterol, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. 

Como ganhar massa muscular?

No geral, o ganho de massa muscular segue dois pilares importantes. O primeiro é a alimentação, e em seguida vem o treino de força. 

Nesse processo, é sempre importante pontuar a importância de ter um profissional por perto para auxiliar no uso dos equipamentos, que por sua vez, é semelhante a utilidade de uma análise ergonômica do trabalho aet, por exemplo.

Onde os funcionários irão saber a maneira de como usar os respectivos equipamentos de uma empresa. Não há como negar o fato da alimentação influenciar em diversos aspectos em nosso corpo, e com a massa muscular não seria diferente. 

Dentre tantos tipos de alimentos existentes, há aquela parcela que consegue nos dar disposição física, e outros que promovem um melhor desenvolvimento da massa muscular. 

Por esse motivo, quem busca ganhar massa muscular, deve alinhar o treinamento com a sua alimentação. 

Nesse processo, vale a pena se atentar em alguns detalhes, principalmente relacionado aos alimentos, onde você pode pesquisar sobre o fabricante de maquinas para industria alimentícia que são usados para fazer os alimentos que você pretende consumir. 

Ou seja, é necessário entender a procedência. Contudo, esse processo não é tão simples como parece. É necessário, antes, entender o objetivo e necessidade da pessoa, e só então, alinhar a alimentação com um treino adequado. 

Hipertrofia muscular

Quando o assunto é sobre ganhar massa muscular, é inevitável não comentar sobre a hipertrofia muscular. 

Muitas pessoas já ouviram falar, mas você sabe o que isso significa? Bom, ele é usado para o aumento do volume e do tamanho dos músculos, sendo uma consequência da sobrecarga imposta para obter esse resultado. 

Dito isso, a hipertrofia pode ser definida como uma adaptação celular diante de uma maior exigência de força. 

Principais exercícios físicos

Para que você consiga obter um maior volume de massa muscular, é importante conhecer alguns treinos voltados para hipertrofia e ganho de força, bem como as vantagens que cada um oferece. Conheça quais são esses treinos:

Crossift

Você bem provavelmente já ouviu falar nessa palavra, e não é à toa, até porque o crossfit é um estilo de treino relativamente novo em comparação aos exercícios mais tradicionais. 

Por sua vez, o crossfit tem como base três modalidades esportivas. São elas: levantamento de peso olímpico, ginástica e atletismo. 

Geralmente as aulas duram uma hora, e buscam desenvolver diversas habilidades corporais, como o aumento de resistência metabólica, e o fortalecimento muscular. 

Musculação

Considerado como o tipo de exercício mais tradicional, a musculação entra nas atividades anaeróbicas, e está relacionada ao uso de peso adicional para que o músculo possa se desenvolver. 

Calistenia

Assim como o crossfit, a calistenia também ganhou bastante popularidade nos últimos anos. Os treinos dessa modalidade, é baseada apenas no peso do corpo. Inicialmente, as pessoas começam com flexão, prancha e agachamento, e vão evoluindo com o tempo. 

Fisiculturismo

Um dos grandes objetivos do fisiculturismo, é promover um grande aumento da força e dos músculos. Por sua vez, os exercícios praticados buscam definir e desenvolver todos os músculos corporais, a partir de técnicas de musculação e uma alimentação extremamente equilibrada. 

A estética, inclusive, faz parte do fisiculturismo, e é por esse motivo que os atletas praticam exercícios de alta intensidade. 

Alimentação para ganhar massa muscular

Até aqui, já foi possível notar que a alimentação possui um papel extremamente importante para o ganho de massa muscular. Diante disso, listamos alguns alimentos que são indispensáveis no processo. Conheça:

Proteínas

As proteínas, por sua vez, são nutrientes essenciais para reparar e desenvolver o tecido muscular. Esse macronutriente pode ser encontrado principalmente nos alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite. 

Por outro lado, dificilmente você pode encontrar proteínas em padarias que usam aditivo para pao frances, contudo, isso não significa que você não pode se alimentar com ele. 

Carboidratos

Agora temos carboidratos, que nada mais é do que macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo. Por sua vez, ele pode ser encontrado em diversos alimentos, como cereais integrais,  aveia, pão integral, arroz integral, frutas e hortaliças. 

Água

Esse último item pode parecer meio óbvio para alguns, mas a água possui um papel muito importante no processo de ganho muscular. 

Aos que estão realmente empenhados em ganhar massa muscular, vale a pena considerar a ideia de consumir uma água de qualidade, portanto, você pode pesquisar onde comprar água de caminhão pipa, para que você tenha acesso a uma água que possua procedência. 

Ao manter uma boa hidratação, alguns benefícios poderão ser observados, como regulação das funções do organismo, melhora da digestão e eliminação das toxinas. 

Além disso, a água também é responsável por realizar o processo de absorção e transporte dos nutrientes. 

Portanto, vale a pena pesquisar sobre uma água de qualidade, da mesma forma que você pode buscar por “pão de forma integral preço”, para que a sua alimentação seja melhor ainda. 

Conclusão

Por fim, vale a pena considerar a ideia de ter um profissional perto de você para acompanhar a sua evolução. 

Nesse processo, você pode procurar um nutricionista para te indicar a melhor alimentação de acordo com o seu perfil, e um personal trainer para te orientar melhor na execução dos exercícios. 

É através desses profissionais, que você poderá saber se pode, ou não, ir atrás de um fornecedor de biscoito de polvilho ou qualquer outro tipo de alimento que você deseja consumir. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

Foto de Capa: Reprodução Freepik

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,