Diversos graus do saber

Somos todos filhos de um mesmo Pai — ou de um só planeta, consoante imagina a linha do ceticismo, que ainda não admite a realidade de uma Inteligência Celeste Superior. Contudo, o pensamento científico, por força da Razão liberta de dogmas, preconceitos e tabus, chegará lá.

O pensador brasileiro Alziro Zarur (1914-1979) escreveu: “Há tantas religiões quantos são os graus de entendimento da criatura humana, conforme a soma de suas encarnações”.

Analisando a reflexão do grande radialista, jornalista, escritor, filósofo e fundador da Legião da Boa Vontade (LBV), posso ecumenicamente inferir que, pelo mesmo raciocínio, há diversas perspectivas de entendimento da Filosofia, da Política, da Economia, da Arte, do Esporte, da Sociologia, da Física, da Química, da Antropologia, da Psicologia, da Psicanálise, entre outras áreas do saber humano.

Ecumenismo ético 

Por isso, o respeito ao pensamento alheio é uma clara definição de Ecumenismo, que, por sua vez, de maneira alguma sugere o abandono de compromissos assumidos perante uma comunidade. Ser ecumênico é também ser responsável; portanto, não ferir elementares princípios de ética.

 

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br - www.boavontade.com
Categorias

Deixe seu comentário