77 3441-7081 — [email protected]

Espumante e Réveillon: Combinação certa

Chegou o fim de ano e a temporada de encontros para amigos secretos, correria para compra de lembrancinhas para os colegas de trabalho, para os familiares (inclusive a tia/tio chato), além de toda preparação com roupas, comidas e bebidas da noite. E por falar em bebidas, também está aberta a temporada em que mais se consome espumantes nesse país tropical!

Só de pensar num espumante gelado, borbulhando na taça, fiquei com água na boca. Celebração, seja qual for, sempre combina com espumante. Não importa se ele é brut ou moscatel, o importante é, com uma taça de espumante na mão, celebrar a alegria do momento.

Agora, sei que é um problema pra muita gente a escolha do espumante certo pra noite da virada de ano. Muitas são as dúvidas: Qual espumante escolher? Qual a temperatura? Vou pra praia, o que faço? Quantas garrafas comprar? Calma!!!! As dúvidas são muitas, mas vou te ajudar!

Qual espumante escolher?

Na prateleira de qualquer adega ou supermercado a variedade de espumantes nessa época é grande. Das muitas opções, de muitos lugares do mundo, sugiro que você quebre preconceitos escolhendo um espumante brasileiro. Acredite, o Brasil é destaque no mundo dos espumantes, inclusive com rótulos premiados na França – onde nasceu o champanhe.

Pra não restar dúvida sobre rótulos, você vai encontrar espumantes com nomenclaturas como Moscatel, Semi-seco, Brut, Extra Brut, Nature. Nessa ordem, a gente tem os espumantes do mais doce até o sem nenhum açúcar residual, como é o caso dos Nature.

Qual a sua opção preferida: mais doce ou mais seco? Se fazendo essa pergunta você descobre fácil qual espumante comprar. Quer um meio termo? Escolha um espumante Semi-seco ou Brut.

Quantas garrafas comprar?

Aqui está uma dúvida que paira na cabeça de todo mundo, até pelo fato de que quanto mais se compra, mais se pesa no bolso. Vou te ajudar a fazer uma estimativa básica. Levando em consideração que você fará uma celebração com cerca de duas horas de duração pra quatro adultos, três garrafas de espumante são suficientes – isso o espumante sendo a única bebida alcoólica do seu evento. O espumante será apenas para um brinde? Uma garrafa serve bem quatro pessoas.

Vou viajar, como transportar?

Para os espumantes, o ideal é que a garrafa seja transportada na vertical, para sofrer a menor agitação possível e não perder o gás carbônico. Existem diversas bolsas especiais para evitar que a garrafa se quebre.

Mas se você não pretende comprar um estojo apenas para uma ocasião, também há a opção de embalar as garrafas em plástico bolha ou em roupas. Se forem várias garrafas, ajeite todas em uma caixa de papelão, desde que estejam embrulhadas para que não se choquem.

Evite deixar a bebida esquentando no porta malas. O ideal é que o vinho viaje dentro do carro, no assoalho na parte de trás e curtindo o ar condicionado junto com você.

Vou pra praia, dá pra ter espumante na temperatura?

Contando que você já deixou os espumantes no freezer cuidando da temperatura, agora é só se preocupar em manter: cooler com bastante gelo e álcool ou balde de gelo com a mesma solução.

Se as garrafas não estiverem geladas, envolva com papel toalha, molhe-as e coloque dentro de água gelada com sal grosso e álcool. Em pouco tempo elas estarão geladas!

Serviço da bebida

Em casa eu sei que está fácil. Provavelmente você tenha taças para espumante de cristal ou de vidro. O problema é quando se viaja, não é? Em lojas de artigos para festas você encontra taças de espumante de acrílico. Tenho as minhas sempre guardadas pra aproveitar melhor o espumante durante as viagens.

O formato da taça de espumante preserva por mais tempo as características da bebida, por isso é ideal sempre ter uma taça deste tipo. E se não tiver nem de cristal, nem vidro e muito menos de acrílico? Tem problema não. Vale aquele copo de plástico para o brinde também.

A última dica é pra hora de abrir o espumante. Antes da contagem regressiva, tire a gaiola do espumante e segure a rolha com o polegar. Na hora da virada, só a empurre para cima e não balance! Vá por mim: beber é bem melhor!

O que não vale é você dar bobeira e não brindar com os amigos e a família na hora mais feliz de cada ano: o início dele!

Santé e boas festas!

 

Aline Oliveira

Aline Oliveira

Aline Oliveira tem 26 anos, e como toda baiana, ama acarajé. Mas é apaixonada por vinhos, seus encantos e sabores e uma enófila eterna. Trabalha no ramo de vinhos desde 2014, onde iniciou seus estudos. Em 2016 se especializou na área na Faculdade Ruy Barbosa - Wyden e desde 2017 atua na área de vinhos e bebidas dando consultorias e assessoria para estabelecimentos; ministrando cursos e degustações guiadas. Possui formação de Barista na Cafeteria Rigno, pelo Barista Emerson Nascimento. Compartilha de seus conhecimentos sobre vinhos no seu próprio site: alinesommelier.com.br e em uma conta no Intagram @alineoliveira_sommeliere, além de sua página no Facebook @alinesommelier
Categorias