Evento online promoveu fortalecimento de iniciativas voltadas à agricultura irrigada

“Irrigar é alimentar” foi promovido pelo Governo Federal em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

 

 

Por: Roberto Wagner

Fortalecer iniciativas voltadas à agricultura irrigada e ao desenvolvimento sustentável da produção de alimentos. Foi com esse objetivo que o Governo Federal promoveu, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, o evento on-line “Irrigar é alimentar”.

Durante o debate, autoridades destacaram a importância da agricultura irrigada para o aumento de produtividade e para a segurança alimentar no Brasil. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou ações da Pasta, entre elas o Programa Águas Brasileiras, voltado a revitalização de bacias hidrográficas.

“Quando foi lançado, em dezembro do ano passado, e consolidado em março deste ano, já atraiu 12 das maiores empresas nacionais que estão aportando recursos em programas de revitalização de bacias, na produção de água. Não apenas no desassoreamento dos rios, replantando matas ciliares, não apenas preservando as nascentes e permitindo a recarga dos aquíferos, produção de água, que é essencial para todos nós, mas também agregando as populações ribeirinhas nesse processo de sustentabilidade”

Durante o encontro, as autoridades instituíram a Rede Nacional de Irrigantes, que discutirá, de forma estratégica, a agricultura irrigada no Brasil. O país tem a nona maior área irrigada do mundo, com mais de 8 milhões de hectares.

Para saber mais sobre ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em irrigação, acesse mdr.gov.br.

Foto da Capa: Arquivo/Agência Brasil

Fonte: Brasil 61

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,