Fazendeiros da região expulsam invasores da fazenda do ex-prefeito de Itambé em Ribeirão do Largo

Da Redação

Em uma ação realizada na manhã da última segunda-feira (14), centenas de proprietários rurais de Itambé, Itapetinga e Vitória da Conquista expulsaram os invasores da Fazenda de propriedade do ex-prefeito de Itambé, Ivan Fernandes Couto Moreira (PSD), em Ribeirão do Largo. No confronto, algumas pessoas, proprietários rurais e invasores acabaram se ferindo sem gravidade e foram atendidas no Hospital Municipal de Ribeirão do Largo. Um dos feridos, que não foi identificado pelo nosocômio, sofreu um ferimento de raspão provocado por arma de fogo, mas seu estado não inspira cuidados.

O grupo, cerca de quarenta pessoas autoproclamadas índios, que pertencem à Comunidade Indígena do Cachimbo, liderada pelo cacique identificado como Capilé, invadiu a Fazenda na noite do último dia 13, usando, segundo o proprietário que estava no local com a família, de violência. Os invasores teriam danificado a rede de eletricidade e arrombado portas e janelas, inclusive causando ferimentos à uma senhora, sogra do filho do ex-prefeito. O grupo somente teria sido contido com a chegada de Policiais Civis e Militares.

De acordo com os invasores, que negam o uso de violência, a invasão da Fazenda teria sido uma ação para protestar contra a morosidade da demarcação de terras que reclamam na Justiça.

Embora o ex-prefeito tenha manifestado a intenção de ingressar com um pedido de reintegração de posse na Justiça, um grupo de proprietários rurais se solidarizou e decidiu promover a expulsão dos invasores.

A área foi totalmente desocupada e o ex-prefeito de Itambé e proprietário da Fazenda, Ivan Fernandes Couto Moreira, já estaria fazendo um inventário dos prejuízos para ingressar com uma Ação na Justiça pedindo o ressarcimento.

Segundo informações do jornalista Gildásio Amorim, do blog A Gente Diz, o Coronel PM Ivanildo da Silva, comandante do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste, que está monitorando a situação, disse que o clima no local é de tranquilidade.

O ex-prefeito Ivan Fernandes Couto Moreira não foi localizado pela reportagem do JS para comentar a ação desencadeada pelos proprietários rurais da região para desocupação de sua propriedade que havia sido invadida por autoproclamados índios na noite do último domingo (13).

Foto capa: Sudoestehoje (Reprodução)

Jornal do Sudoeste

Categorias ,