Litro de Luz chega à Bahia para iluminar 90 casas de famílias carentes

Comunidades do interior da Bahia receberão lampiões que funcionam por meio de energia solar

 

Por  Pedro Martins – Ascom

 

O Litro de Luz se prepara para iluminar, por meio de energia solar, o município de Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400km de Salvador. 90 famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul serão beneficiadas com acesso à iluminação por meio de fontes de energia limpa e renovável.

Os lampiões, que são móveis, serão construídos em conjunto, pelos voluntários do Litro de Luz e pelos moradores, que, empoderados, aprendem processos da montagem à manutenção.

Para que a ação aconteça, 20 jovens das cinco regiões do Brasil desembarcam em Salvador nesta quinta-feira (26). Luis Conrado, de 59 anos, se destaca entre os voluntários. Ele é morador de uma comunidade atendida pela instituição em 2017. “Quando me convidaram para ir pra Morro do Chapéu eu aceitei na hora. É um sonho, poder iluminar uma comunidade da mesma maneira que um dia iluminaram a minha”, diz ele.

“Conhecer o Litro de Luz mudou minha vida. Não ter iluminação é algo que nos impede de jantar, de ler, de conversar com minha família e até de andar pela casa”, explica Marines Salles, moradora de Dominguinhos, comunidade ribeirinha da Amazônia que recebeu, em 2017, lampiões semelhantes aos que Morro do Chapéu receberá. “Além da liberdade que a iluminação me trouxe, com o Litro de Luz percebi que sou capaz e consigo melhorar a vida da minha família. Quem construiu o lampião fui eu”, finaliza.

Sobre o Litro de Luz:

No Brasil desde 2014, o Litro de Luz desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país, tendo impactado diretamente mais de sete mil pessoas.  Foi por meio de uma solução acessível, criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002 – que usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa –, que o movimento global Liter of Light foi criado nas Filipinas, em 2011. Atualmente, a organização está presente em mais de 21 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o prêmio NOBEL de Energia Sustentável.

Jornal do Sudoeste

Categorias