MDR reconhece situação de emergência em 170 cidades da região Nordeste

No total, 334 cidades brasileiras receberam o reconhecimento nesta quarta-feira (24) e podem solicitar auxílio financeiro ao Governo Federal

 

Por: Imprensa MDR

Brasília, 24/11/2021 – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em 170 cidades da região Nordeste.

Cento e cinquenta delas estão na Paraíba. Confira a lista completa neste link. Outras oito estão na Bahia. São elas: Adustina, Barro Alto, Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa e Rio do Antônio, que passam por estiagem, e Maragogipe, que registrou chuvas intensas.

No Rio Grande do Norte, as cidades de Senador Elói de Souza, Guamaré, São Francisco do Oeste, Riacho da Cruz e Serrinha dos Pintos enfrentam a falta de chuvas. Já no Ceará, estão nessa situação Tabuleiro do Norte, Tauá, Iracema e Orós.

Outras cidades nordestinas que obtiveram o reconhecimento federal nesta quarta-feira são Canindé de São Francisco e Carira, em Sergipe, e Timbaúba, em Pernambuco.

Com a medida, os gestores desses municípios podem solicitar auxílio federal para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas públicas danificadas.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União com a especificação do montante a ser liberado.

Ainda nesta quarta-feira (24), 152 cidades da região Sudeste, 11 do Sul e a cidade de Amaturá, no Amazonas, também receberam o reconhecimento federal de situação de emergência.

Confira nos links abaixo os municípios do Sudeste que entraram em situação de emergência nesta quarta-feira:

Portaria nº 2.896, de 22 de novembro de 2021
Portaria nº 2.915, de 23 de novembro de 2021
Portaria nº 2.918, de 23 de novembro de 2021

 

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,