redacao@jornaldosudoeste.com

Meu Pai Tem Nome – Defensoria promove mutirão com Exames de DNA gratuitos em Anagé, Itapetinga e Vitória da Conquista

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

A atuação faz parte da campanha Meu Pai Tem Nome, promovida pelo Condege com apoio da Defensoria Pública dos Estados e do Distrito Federal

POOR ASCOM – DPE/BA (ascom@defensoria.ba.def.br)

Mais de 4,5 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no primeiro semestre deste ano na Bahia. Em 2024, o número chegou a 12.436. Para combater o cenário de ausência paterna apontado pela Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Brasil (Arpen Brasil), a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) vai intensificar as ações para reconhecimento de paternidade com mutirões de atendimentos nas cidades de Anagé, Itapetinga e Vitória da Conquista.

Durante as ações, a Defensoria vai atender, sem necessidade de agendamento, demandas de exames de DNA, reconhecimento voluntário de paternidade biológica e socioafetiva e fazer atendimentos iniciais para averiguação de paternidade. Em Anagé, o mutirão acontece no próximo dia 27, das 9h às 13h, no Cras (Centro de Referência em Assistência Social). No dia 29, a ação acontece em Itapetinga, na sede da DPE/BA, das 8h às 14h; e em Vitória da Conquista, das 09 às 13h, no Centro Cultural Glauber Rocha.

Os mutirões fazem parte da campanha Meu Pai Tem Nome, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que tem como objetivo reduzir o número de casos de filhos e filhas com pais ausentes. Em decorrência da campanha, a Defensoria Pública dos Estados e do Distrito Federal promove com uma programação voltada à efetivação do direito fundamental de filiação. 

De acordo com a Coordenadora da 2ª Regional da DPE/BA, Ana Luíza Brito, a meta é reduzir ao máximo o número de crianças sem nome do pai na Certidão de Nascimento. Nesse sentido, a Defensoria tem fortalecido o diálogo e parceria com os Cartórios locais, Conselhos Tutelares, Instituições de Acolhimentos e Secretarias Municipais para divulgação dos serviços. 

Ter o nome do pai na Certidão de Nascimento é um direito garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Registro assegura o recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios (herança). Garantir o nome do pai nos documentos também pode evitar constrangimentos e barreiras emocionais em crianças, adolescentes e até mesmo adultos.

Além do reconhecimento de paternidade decorrente dos testes positivos de DNA, também pode ser realizado, através da DPE/BA, o reconhecimento socioafetivo, que independe de laço sanguíneo. Previsto no Provimento 63 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ele permite o reconhecimento voluntário da paternidade/maternidade, desde que exista uma relação de afeto estabelecida pela convivência, exercendo os direitos e deveres inerentes à posição paterna ou materna. 

A Defensoria da Bahia atua pelas vias judiciais e extrajudiciais para garantir o reconhecimento de paternidade e os direitos decorrentes. No primeiro semestre deste ano, foram feitos mais de 800 exames de DNA e cerca de 440 reconhecimentos de paternidade. Em 2024, foram mais de 2 mil testes. Os serviços estão disponíveis na capital, em todas as Unidades do interior e nas itinerâncias realizadas pela Unidade Móvel de Atendimento.

Defensoria precisa saber

Na Bahia, os registros de crianças sem nome do pai devem ser notificados pelos Cartórios de todo o Estado à Defensoria. A exigência é prevista na Lei Estadual 13.577/2016, que visa facilitar o acesso da Instituição às informações necessárias para a investigação de paternidade. Os dados devem ser enviados mensalmente inclusive pelos Cartórios de Registro Civil das cidades que não possuem sede da DPE/BA instalada. Somente no primeiro semestre, a DPE/BA recebeu mais de 2,2 mil notificações desta natureza.

Foto: Dedeco Macedo

17 comentários em “Meu Pai Tem Nome – Defensoria promove mutirão com Exames de DNA gratuitos em Anagé, Itapetinga e Vitória da Conquista”

  1. Appreciating the persistence you put into
    your site and in depth information you offer. It’s great to come across a blog
    every once in a while that isn’t the same outdated rehashed information. Fantastic read!

    I’ve saved your site and I’m adding your RSS
    feeds to my Google account.

    Responder
  2. you’re truly a just right webmaster. The web site loading
    velocity is amazing. It seems that you are doing any distinctive trick.
    Furthermore, The contents are masterpiece. you’ve performed a excellent task on this subject!

    Responder
  3. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a weblog website? The account helped me a appropriate deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided shiny transparent concept

    Responder
  4. hey there and thank you for your information – I’ve definitely picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical points using this web site, since I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective fascinating content. Ensure that you update this again very soon..

    Responder
  5. I do agree with all the ideas you’ve presented in your post. They’re really convincing and will definitely work. Still, the posts are very short for novices. Could you please extend them a little from next time? Thanks for the post.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755