Ministério da Agricultura disponibiliza laboratórios para analisar testes da Covid-19

Capacidade de análise pode chegar a 76 mil amostras por dia

 

Por Agência do Rádio Mais

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai ajudar a analisar os testes de diagnóstico da covid-19. Para isso, a pasta da ministra Tereza Cristina vai disponibilizar infraestrutura e equipes técnicas da rede de laboratórios vinculada ao órgão.

De acordo com o governo federal, serão 84 laboratórios das redes da Embrapa, dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Esses locais contam com 89 equipamentos do tipo RT-PCR e são capazes de analisar mais de 76 mil amostras por dia.

Os laboratórios estão instalados em 42 locais de 19 estados e 27 cidades brasileiras. A parceria com o Ministério da Saúde prevê realocação dos equipamentos com base na demanda pelos testes. Há 108 profissionais habilitados para operar equipamentos.

O governo afirma que há laboratórios com nível máximo de biossegurança, o que dá mais possibilidades a essas estruturas. Eles podem, por exemplo, apoiar a rede de saúde a manusear o vírus ou para atividades que exigem máxima proteção dos operadores.

 

Foto de Capa: Minitério da Agricultura.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,