O poder do voto!

A jovem democracia brasileira, proporciona, a todo o eleitorado nacional, o democrático direito de escolher e enviar para as casas legislativas do país, de dois em dois anos, os seus novos representantes, perante os fóruns políticos apropriados e que decidirão quais os melhores caminhos tanto para os municípios, como para os estados e a União.

Desta feita é a vez de escolhermos os novos representes para as câmaras de vereadores e prefeituras. Quem tem as melhores propostas para a vida de todos os munícipes em relação ao país, como um todo?

Um vereador tem a finalidade de, fundamentado no estatuto do seu partido, fiscalizar as ações do seu dirigente maior que é o prefeito municipal, em suas relações tanto com o seu estado de origem como com a União Federal.

Partindo da premissa que a sociedade é toda “NORMATIZADA”, se candidatar ao exercício desse tipo de cargo, exige que o candidato conheça, pelo menos as normas básicas para o exercício de suas atividades. Portanto, para exercer esse cargo, não basta apenas e tão somente ter vontade para tal! É necessário bem mais do que isso ou simplesmente motivação para lá estar.

Pode não parecer, mas as exigências que os vereadores enfrentam são muitas, e não são pequenas dentro do pequeno universo que o político municipal vive! A primeira delas é ter conhecimentos da Lei Orgânica do Município. A segunda é relacioná-la com a realidade física do município. A terceira é comparar as duas primeiras com os dados que o IBGE tem do município, como nos arquivos governamentais que faz parte do cadastro nacional de todos os municípios brasileiros.

   Os problemas não solucionados, do município, devem ser apresentados ao governo estadual, que de posse de sua estrutura organizacional pode alavancar condições para que as soluções comecem a chegar! Caso esse não possa ter solução para a necessidade em tela o Governo Federal deve ser acionado por ter um aporte de condições, mais avantajado, que possibilita que as soluções sejam alcançadas!

Portanto, não escolham candidatos com nomes fáceis de serem decorados, lembrados! Escolham rivais que tenham condições de traduzir e saber como encontrar soluções para todos os desafios que lhes vão aparecer pela frente! Que tenham maturidade para conviver com o poder e a autoridade que o cargo lhes proporciona! Que saibam que os valores dispostos nos orçamentos são do município e não são deles!

Cícero Carlos Maia

Cícero Carlos Maia

Categorias