Originais dos hinos do Brasil chegam a Brasília

Partituras históricas — entre elas as dos hinos Nacional, da Independência e da Bandeira — foram restauradas e são mostradas pela primeira vez em exposição itinerante. Na capital, a inauguração será em 1º de setembro, no Palácio do Planalto, com exibição para estudantes a partir do dia 6, em comemoração ao bicentenário da Independência. Iniciativa conta com a parceria da Comissão Interministerial Brasil 200 Anos com o programa Arte de Toda Gente, de Funarte e UFRJ

Por: Secom

A partir do dia 6 de setembro, grupos de estudantes de escolas de Brasília terão a chance de ver de perto as partituras originais dos mais significativos hinos brasileiros — entre eles o Nacional, o da Independência e o da Bandeira. Retirados pela primeira vez da Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, em abril deste ano, os manuscritos foram expostos em Belo Horizonte e restaurados pelo Arquivo Público Mineiro e, agora, chegam à capital do País, como parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil. A exposição “Hinos do Brasil” será oficialmente inaugurada em 1º de setembro no Palácio do Planalto, com abertura à visitação para grupos escolares a partir do dia 6, às terças e quintas-feiras. A inciativa se insere nas ações da Comissão Interministerial Brasil 200 Anos, do Governo Federal, e conta com a parceria do programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes — Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A exposição Hinos do Brasil é composta pelos manuscritos de 12 hinos históricos, pertencentes à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil, entre outros documentos que integram o processo de construção destas partituras. A mostra contará ainda com uma série musical e, em todos os dias de funcionamento, os visitantes poderão escutar trechos dos hinos tocados ao vivo, assim como um repertório com obras relacionadas ao tema e ao período. A pianista Lígia Moreno dará início à série.

Arte de Toda Gente,os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes — Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa — Arte de Toda GenteSistema Nacional de Orquestras Sociais — Sinos e Um Novo Olhar.

Serviço

Exposição Hinos do Brasil

Onde: Palácio do Planalto – Brasília

Quando: inauguração em 1/9/2022, visitação por grupos escolaresa partir do dia 6

Entrada:Somente para grupos escolares agendados pelo Setor Educativo do Palácio da Alvorada.

Realização

Fundação Nacional de Artes — Funarte | Universidade Federaldo Rio de Janeiro (UFRJ) Comissão Interministerial Brasil 200 Anos

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas no site da Funarte

Mais informações para a imprensa: [email protected]

Secretaria Especial de Comunicação Social

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,