Pesquisa mostra Valter Mendes na liderança pela Prefeitura de Mortugaba

Por Redação ([email protected])

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito da Coligação ‘Tá na hora de mudar – PSD/DEM/MDB’, respectivamente Valter Mendes Nogueira (PSD) e José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz (DEM), chegam à véspera da eleição liderando a corrida para a Prefeitura Municipal de Mortugaba. É o que mostra pesquisa realizada pela Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, realizada entre os dias 07 e 08 últimos, com 300 eleitores do município, com idade superior a 16 anos.

Valter Mendes Nogueira (PSD) e José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz (DEM) lideram em todos os cenários da pesquisa.

No recorte da pesquisa espontânea, quando os eleitores dizem em quem pretendem votar para prefeito sem ver a lista com os nomes dos candidatos, Valter Mendes Nogueira (PSD) e José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz (DEM) lideram com 41,00% das intenções de voto, oscilando, no limite da margem de erro entre 46,70% e 35,30%.

O candidato governista, que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘Mortugaba de mãos dadas por um futuro melhor para o seu povo – PT/PDT/Progressistas/PSDB’, Heráclito Luiz Paixão Matos (PT), que tem como candidato a vice-prefeito o advogado Manoelito Xavier – Dr. Júnior – Paixão Júnior (PT), ficou em segundo lugar com 38,33% das intenções de voto, oscilando dentro da margem de erro entre 44,03% e 32,63%.

Outro nome, que não está na disputa, foi citado para prefeito por 0,33% dos eleitores entrevistados, oscilando no limite máximo da margem de erro com 6,03%.

Outros 20,33% dos eleitores entrevistados apontaram que não sabem ou não escolheram.

No cenário da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, os candidatos Valter Mendes Nogueira (PSD) e José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz (DEM) lideram a disputa pela Prefeitura de Mortugaba com 47,67%, oscilando no limite da margem de erro entre 53,37% e 41,97%. Os candidatos do PT, Heráclito Luiz Paixão Matos e Manoelito Xavier – Dr. Júnior – Paixão Júnior, estão em segundo lugar com 42,00%, oscilando no limite da margem de erro entre 47,70% e 36,30%. Outros 10,33% disseram que não sabem ou não escolheram em quem vão votar.

Considerando apenas os votos válidos, Valter Mendes Nogueira (PSD) e o candidato a vice-prefeito José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz (DEM) tem 51,54%, oscilando na margem de erro entre 57,24% e 45,84%, contra 48,46% (no limite da margem de erro entre 54,16% e 42,76%) dos candidatos do PT, Heráclito Luiz Paixão Matos e Manoelito Xavier – Dr. Júnior – Paixão Júnior. De acordo com a legislação eleitoral brasileira, votos válidos são todos aqueles registrados para um candidato na urna eletrônica, ou seja, brancos e nulos não contam. Na pesquisa, os indecisos (que responderam não saber ou que ainda não escolheram) também são excluídos.

 

REJEIÇÃO

A pesquisa Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas mostrou que a imensa maioria dos eleitores mortugabenses (85,00%) não rejeitam nenhum dos dois candidatos. Nesse recorte do levantamento, os candidatos do PT,  Heráclito Luiz Paixão Matos (PT) e Manoelito Xavier – Dr. Júnior – Paixão Júnior foram citados por 8,67% dos eleitores, enquanto que 6,33% dos entrevistados apontaram rejeitar os candidatos do PSD/DEM, Valter Mendes Nogueira) e José Carlos – Zé de Jason – Brito Juiz.

A Pesquisa

A pesquisa Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas, realizada entre os dias 7 e 8 últimos, ouviu 300 eleitores mortugabenses com idade superior a 16 anos, na sede (Centro, Bairro Industrial e Bairro Santo Antônio) e zona rural (Buracos, bela Vista, Rodão e Curral do Mato).

A margem de erro da pesquisa é de 5,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, Isso significa que, se 100 amostras forem tiradas da população considerando o mesmo modelo amostral, em 95 delas o índice de um candidato estará dentro do intervalo considerado da margem de erro.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-08915/2020.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,